Há uma música do diácono Nelsinho Corrêa que diz assim: Deus é Deus, e eu devo ser o adorador. Deus é tudo; eu não sou nada. E tudo o que eu tenho é d’Ele. Sou barro, e mesmo que esse barro ainda esteja cheio de ambição e egoísmo, já houve uma decisão. Só Ele é bom, justo e generoso. Eu, ao contrário, sou egoísta e maldoso.
No momento em que mergulharmos no Senhor, numa verdadeira conversão, tudo ocorrerá para o nosso bem. Somente mergulhando em Deus, teremos Sua bondade, Sua humildade, Sua generosidade. Aí está a solução para os nossos problemas! É difícil? Sim, mas é o jeito. Todo o resto é engano.
Não é possível esperar que o mundo se transforme. A grande sabedoria é compreender que a mudança começa em cada um. De modo sofrido? Sim. Com muitas lutas? Sim.
Nós nos arrastamos em determinadas situações, porque, infelizmente, nosso coração ainda não deixou o sistema do mundo. Mas ao deixá-lo e passar para o sistema de Deus, tudo se resolverá.
Muitas pessoas não se casam por medo do futuro. Acham que, se não tiverem o necessário a segurança de uma casa, a mobília, os eletrodomésticos e até mesmo um carro , não conseguirão ser felizes. Há pessoas que já se casaram, mas não têm filhos por medo de não ter o dinheiro necessário para a gestação e o parto da criança. Elas pensam no futuro de seus filhos, neste mundo cheio de dificuldades, e ficam apavoradas. No entanto, Deus está nos dizendo, hoje, que a solução para nossos medos é o amor d’Ele, o Seu coração de Pai. Ele cuida da nossa vida, da sua saúde, do nosso presente e futuro, do nosso, dos seus filhos, netos, de nosso emprego, curso… De tudo!
Antigamente, os homens pensavam que o Sol girava em torno da Terra; era o sistema geocêntrico. Depois, perceberam como eram ignorantes, pois a Terra não passava de um planetinha no meio de um grande sistema. Hoje, os homens construíram um sistema muito pior do que o sistema geocêntrico: o sistema egocêntrico, no qual a pessoa é o centro e tudo se volta para ela.
Temos de procurar Deus por causa d’Ele, não por nossos interesses, nossa saúde, paz e felicidade. Enquanto agirmos assim, estaremos no sistema do homem velho, do egoísmo, do príncipe deste mundo, e nada dará certo para nós.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova