Jesus passou chamando, um por um, Seus discípulos. Ainda hoje, Ele continua a passar e a chamar muitas pessoas. Podemos testemunhar esse fato no Evangelho de João:
“No dia seguinte, João se achava de novo no mesmo lugar com dois dos seus discípulos. Fixando o olhar em Jesus que caminhava, ele disse: ‘Eis o cordeiro de Deus!'” (Jo 1,35-36).
João apresentou, com tanta determinação, o Cordeiro de Deus, que seus discípulos já se puseram a seguir Jesus. E um passava a mensagem para o outro. André, tocado por Jesus, começou a segui-Lo e falou com seu irmão, Simão Pedro. Assim, falando um com outro, passaram a seguir o Mestre.
Hoje, Jesus está passando e chamando você; e você, chamado por Jesus, vai passando a mensagem para os outros. Na verdade, não é você quem os chama. Apenas lhes dá a notícia. Assim como Tiago disse a João e André disse a Pedro, você também diz a seus irmãos o que aconteceu, o que Jesus fez por você, como sua vida foi transformada. Dá testemunho, fala a respeito d’Ele, do entusiasmo que causou em você: Jesus, Sua Palavra, Sua vida. As pessoas também vão procurar pelo Senhor. Ele as chama por meio de você e elas O seguem. É assim que se engrossam as fileiras de cristãos.
Jesus precisa, hoje, de muitos seguidores. Ele precisa de discípulos.
A palavra “discípulo” tem uma força especial, pois se trata de alguém que aprende com o Mestre e age como ele, alguém que vive como o Mestre vive. O mundo precisa de pessoas que vivam como Jesus. Não é algo impossível! Aí está o segredo do Cristianismo: pessoas vivendo como Jesus.
Essa é a obra do Espírito Santo, que tem sido derramado numa multidão de pessoas, não apenas para que recebam carismas, mas para que vivam como Jesus viveu. O mundo precisa, os homens necessitam disso. Precisam urgentemente de pessoas que vivam como Jesus viveu.
Jesus mesmo disse: “Somos o sal para esta terra”. Sem sal, as coisas se corrompem. Este mundo vai se corrompendo, porque falta sal. Você, cristão, é que será esse sal. Não apenas por sua presença, mas porque a vida de Jesus se manifesta em sua vida.
O Senhor disse: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). Este mundo precisa de luz. Quando você vive como Jesus, quando realiza os atos comuns de sua vida à maneira de Cristo, quando realiza os atos comuns de sua vida à maneira d’Ele, o mundo vai sendo iluminado. É um maravilhoso segredo!
A maior necessidade que o mundo tem é de Jesus. Mas quem vai refleti-Lo para o mundo é você.
A lua não tem luz própria; sua luz é a do sol. Mas, à noite, você precisa é da “luz da lua”. Da mesma forma, na noite deste mundo, você precisa da luz de Cristo, que se irradia por meio dos cristãos. O mundo será iluminado graças a eles. A luz de Jesus se reflete neles e assim, refletida, chegará aos homens. Os homens verão a luz de Cristo em você.
Não se trata de colocar um jugo em suas costas. É possível viver, hoje, a vida de Jesus. É possível, hoje, amar, ser delicado, cordial como Jesus. Você pode ser manso, paciente, agir e reagir como Jesus diante dos acontecimentos.
Você pode ser puro, simples, agir com seus filhos, com seus pais, agir com seu marido, com sua mulher, como Jesus agiria. Pode agir com seus colegas de serviço, com aqueles que são seus patrões, seus mestres ou também com aqueles que são seus funcionários, seus empregados, como Jesus agiria. Quem faz isso em você é o Espírito Santo. É disso que o mundo mais precisa: discípulos de Jesus. Homens e mulheres que vivam como Ele. Essa é a obra que o Espírito quer fazer em você.
Muita gente, quando ouve dizer que Jesus passa e chama Seus discípulos, pensa logo que Ele vai chamá-lo para ser padre, para ser religioso, para deixar sua casa e ir para um convento, para um seminário. Não é isso. Há os que são chamados para esse tipo de vida; o mais comum, porém, é ser chamado a ser discípulo, seguidor de Jesus. Seu chamado é para viver como Ele viveu.
Aqueles que são chamados a ser religiosos, religiosas, padres, também precisam aprender a ser discípulos de Jesus. Só serão eficientes em sua vocação se viverem como Ele viveu. A maioria das pessoas como pais, mães de família, operários, funcionários, jovens são chamados a viver, hoje, no comum da vida deles, aquilo que Jesus viveu. Não é difícil, mas se você for dócil à ação do Espírito Santo, deixando-se transformar por Ele, isso será possível.
Artigo extraído do livro ‘O Pão da Palavra 2’, de monsenhor Jonas Abib.