É preciso reconciliar-se e perdoar, pois Jesus nos perdoou
No Livro de Gênesis, capítulo 37, a partir do versículo 12, temos um exemplo maravilhoso: José. Os irmãos de José, filhos de Jacó, tinham inveja dele, porque o pai o amava e manifestava seu amor por ele. Quando eles [irmãos] o traíram e o venderam a negociantes árabes, estes o levaram para o Egito e venderam-no como escravo. Mas, graças a Deus, José se tornou escravo de um homem muito forte, o qual viu que ele não era um escravo comum, mas um homem dócil e bondoso.
Por causa da bondade e das qualidades de José, a esposa de seu patrão começou a assediá-lo e tramou para pecar com ele, inventando toda uma história, como se fosse ele quem a tivesse assediado. Por isso, ele foi para a cadeia e lá, pela graça de Deus, conseguiu desvendar os sonhos de dois prisioneiros que eram servos ligados ao faraó.
Por essa razão, quando o faraó teve o sonho das sete vacas gordas e sete vacas magras, cujo significado ninguém no reino conseguia interpretar, chamou José e este interpretou o sonho. José disse ao faraó que as sete vacas gordas significavam sete anos de abundância, e que as sete vacas magras, sete anos de uma carestia enorme no Egito. Então, o faraó faz dele o administrador de todos os seus bens. Em sete anos, José encheu os celeiros de alimentos.
Ele, que já havia reconhecido seus irmãos, quando estes vieram buscar trigo no Egito, manifestou-se a eles dizendo: “Eu sou José, vosso irmão” (cf. Gn 45,3). Então, eles lhe pediram misericórdia. José lhes disse: “Não vos aflijais, nem vos atormenteis por me terdes vendido a este país, porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós para o Egito” (Gn 45,5).
Meus irmãos, é preciso reconciliar-se e perdoar. Muitas vezes, isso é difícil para nós, pois pensamos que perdoar é dar razão ao outro. Não, não é assim! Você perdoa, porque a pessoa é culpada, devedora. Ela não está certa, foi injusta com você, mas você não a condena. Muito mais do que José, Jesus perdoou todos os seus irmãos. Ele perdoou a mim e a você gratuitamente, ao preço do Seu sangue.
Talvez seja difícil perdoar alguém, mas a primeira pessoa a ser beneficiada com o perdão vai ser você mesmo, porque a falta de perdão o carcome. A pessoa que não perdoa, prejudica-se e acaba caindo em muitas doenças por estar com o coração cheio de mágoa e rancor. A nossa salvação é o perdão, Jesus nos perdoou quando éramos pecadores, quando éramos culpados.
Precisamos, especialmente nesses tempos, ser discípulos e missionários, porque o Reino dos céus está próximo.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova