Cirurgia do Coração

Jesus nos dá um novo coração

Deus é, por excelência, Pai, mais do que isso: Ele é meu Pai. Se Ele é nosso pai, nós somos Seus filhos. Com isso, vivemos um relacionamento de Pai e filhos que nos leva à maturidade cristã. É uma graça para nós.

“Deixai as crianças, e não as impeçais de virem a mim; porque a pessoas assim é que pertence o Reino dos Céus” (Mt 19,14). O Senhor quer realizar com você, com cada um de nós, esse Evangelho. Ele quer nos pegar e nos trazer para perto d’Ele, impor as mãos sobre nós, nos abençoar e nos chamar de filhos. Esta é a grande graça. O Reino dos Céus é daqueles que são semelhantes a elas [crianças].

O Senhor coloca você no seu lugar, no lugar de filho, Ele nos tranquiliza, nos dá amor e paz, cura e transforma nosso coração. Somos filhos, mas não estamos sendo como o Pai. Precisamos aprender d’Ele, que é manso e humilde de coração, para que encontremos paz. É o próprio Senhor que nos diz: “Vinde a mim vós todos”, cansados, atarefados, atribulados, para d’Ele aprendermos a mansidão.

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Quantos estragos nós causamos aos outros pela nossa braveza? Mas hoje o Senhor nos diz “Amansa”. É o Senhor quem realiza esta obra. Isso para que sejamos mansos, mas também humildes como Jesus, é como se Ele fosse soprando sobre nós. O coração do filho, gestos, palavras, o próprio rosto precisam ser como do Pai. Por isso o Senhor, como crianças, nos pega nos braços.

O coração do Sermão da Montanha é exatamente isso. Mateus 5,38-42: “Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’. Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado”, não é resistir, mas é ceder.

Estamos acostumados a resistir ao mal, mas também a pagar o mal com o mal. Isso é colocar mais fogo na fogueira e o Senhor muda tudo dentro de nós; não é resistir ao mal, mas é ceder. Parece loucura, humanamente parece contradição, mas é isso que funciona. Se uma pessoa vem com grosseria você não paga com o mal, não reage do mesmo jeito, mas cede.

Quem se encontra com Jesus algo muda por dentro. Se tiramos a lenha da fogueira nada sobra dela. Nossa casa pode mudar: se cada um tirar um pau da fogueira, ela poderá baixar. É assim que se faz um mundo novo: a partir de pessoas novas. Se respondemos com um gesto bom e não com gesto mau, isso é caridade, é amor, amar como Deus ama “Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,43).

Talvez nem consigamos agir, mas podemos orar por eles. Tenha certeza de que tudo pode ser mudado pela oração. Você ora sozinho sem ter que ir colocar as mãos sobre a pessoa, reza com Deus, e, a partir desse primeiro passo, consegue fazer o bem para os seus inimigos e depois chegar a ponto de amá-los [inimigos].

A maior cura que o Senhor poderia fazer é pegar o seu coração como um cirurgião, corta as ligações dele [seu coração], Ele pega o próprio Coração e o coloca no lugar do seu antigo coração. Não é fantasia, Ele faz isso em todos aqueles que O acolhem e aceitam o Seu Coração. O Coração de Jesus bate forte dentro do seu peito, num outro ritmo, diferente e a partir do coração faz você todo novo.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.