Por que Deus não me ajuda?

É uma boa pergunta: “Por que Deus, então, não me socorre? Por que Ele não faz alguma coisa por mim? Por que não resolve minha situação?”. Compreenda: Deus fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha, ela está em nós. E qual é a falha? Nós fomos vítimas do sistema deste mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego por causa do sistema em que vivemos, que é individualista, baseado no egoísmo, na ambição. Um sistema sem Deus, portanto, sem amor.

Enquanto permanecermos ligados ao sistema, seremos influenciados por ele, e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ele é radicalmente oposto. É preciso fazer uma escolha: ou estamos no esquema do mundo ou no de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Senhor, precisamos estar no sistema d’Ele. Se continuarmos no mundo, seremos tratados por ele. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema, temos de deixá-lo e nos colocar próximos de Deus.

Não falo de um “evangelho da prosperidade”, que diz que, se eu for à Igreja e fizer isso e mais aquilo, se ajudar essa e mais aquela obra, se der uma boa contribuição para tal igreja ou tal obra, Deus irá me dar como recompensa a prosperidade ou um emprego. Não é assim! Não falo de comprar Deus! Porque “os homens vêem as aparências, mas Deus vê o coração” (cf. 1Sm 16, 7b). Não adianta eu fazer belos discursos ou oferecer grandes ajudas se meu coração não estiver em Deus.

E por que Deus não me ajuda?

Há dois sistemas e eles são opostos. De um lado, o de César, do mundo, do príncipe deste mundo. De outro lado, o sistema de Deus, do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e de Seu inimigo. É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências, mas sim de coração; e Deus vê o coração.

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção e na busca pelo dinheiro; no momento em que eu me decido deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28).

É difícil? Sim, mas é o jeito! Todo o resto é engano! Não é possível esperar que o mundo se transforme. A grande sabedoria é compreender que a mudança começa em cada um: de modo sofrido? Sim. Com muitas lutas? Sim. Mas tenha certeza: nós nos arrastamos na situação, porque, infelizmente, nosso coração ainda não deixou as coisas do mundo. Na hora em que estivermos junto de Deus, tudo vai se resolver, também nossa questão econômica.

Reze comigo: “Senhor, é uma questão de mudança de oração. Tudo concorre para aqueles que amam, adoram e mergulham em ti. Assim, tudo se resolve, tudo se descomplica. Eis-me aqui, Senhor, muda meu coração! Hoje, decido-me a deixar o egoísmo, a ganância, o orgulho, a vaidade e a hipocrisia. Decido-me, sinceramente, a viver em Teu sistema”. 

Jesus manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao Vosso!

Artigo extraído do livro: ‘Considerai como crescem os lírios!’, de monsenhor Jonas Abib.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.