Meus irmãos, essas duas palavras: “graça” e “bênção” são preciosas no Cristianismo. Contudo, não penetramos na profundidade dessas palavras ainda. “Graça” é a emanação de Deus, Deus se fazendo Deus em nós. “Bênção” é a concretização disso.A graça se concretiza na bênção.
Podemos pedir sobre nós a bênção de Deus. Isso não é egoísmo, mas uma necessidade. Eu preciso ser um bendito, onde a graça de Deus se realiza. Eu posso dizer: “Senhor, me abençoe e me guarde”. Você tem o direito e a necessidade de fazer isso para que o “homem velho” seja transformado. Precisamos da face de Deus, do brilho de Deus sobre nós. “Que o Senhor brilhe sobre mim a sua face e se compadeça de mim”.
Apesar dos meus erros, pecados e dos perigos, que Deus se compadeça de mim. Essa paz que é alegria, harmonia, amor é todo o bem. Que Deus me dê o seu “shalom” [paz]! Eu preciso e você pode e deve pedir isso todo o dia.
Ao mesmo tempo, você necessita invocar a bênção de Deus sobre os seus. O marido pode abençoar a sua esposa. E você, esposa, também precisa cumular seu esposo de bênçãos. Não calculamos o que a bênção de Deus pode fazer. Se você tem um esposo que tem problemas, por que você não pede a bênção e a graça de Deus sobre ele? Pai, mãe, vocês podem abençoar cada um de seus filhos, para que Deus se ponha sobre cada um deles e os transforme. Mas, se ele vive uma vida errada, clame a bênção de Deus, vá ao quarto do seu filho, de sua filha e reze.
Você é instrumento de Deus; abençoe! Quando você abençoa, saiba que Deus está abençoando. Não importam as palavras; seja simples, peça a bênção a seus familiares, vizinhos e até àqueles que o querem mal; abençoe, mesmo se o caluniam. Cumpra o mandamento de Deus e abençoe.
Obrigado, Senhor, porque me deste a oportunidade de abençoar. Sim, Senhor, como os meus familiares e vizinhos precisam dessa bênção. Derrame a sua bênção, Senhor, copiosamente.
Porque você é filho, precisa da bênção de Deus e tem o direito de abençoar. E faça isso do jeito que manda a Palavra de Deus: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor mostre a sua face e te conceda a sua graça; o Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”.
Deus é a fonte de toda a verdade e esta se encontra de geração em geração. Deus é a verdade e seus filhos precisam vivê-la. São João dizia que é necessário viver “na luz e na transparência”. E tudo o que se opõe à verdade é a mentira.
Meus irmãos, a grande vergonha é que a humanidade, até os cristãos católicos, estão vivendo a mentira e cada vez mais se fala mentiras. E a vida de muitos está se tornando verdadeira uma mentira. Verdade, justiça e amor são os três pilares de sustentação da humanidade. Se falta um destes não tem como ficar em pé. Por que existe tanta corrupção? Porque em primeiro lugar nós faltamos à verdade; e faltando a ela voltamos para a mentira e muitas vezes nos acostumamos a viver assim.
O nosso mundo anda cheio de ódio, frio, desamor. Por isso, o Senhor vem pedir a nós para reconstruirmos um mundo novo, assumindo a graça e a bênção da verdade.
Oração
“Senhor, tudo aquilo que foi em mim mentira, transforma-o em verdade. Tu podes tudo! Abençoa-me e guarda-me! Tudo que foi mentira que eu vivi seja transformado em verdade. Tem compaixão de mim. Eu já errei muito, mas eu não quero mais viver assim. Cubra-me com a sua misericórdia, volte sobre mim a sua face. Eu creio que o Senhor pode realizar o impossível em minha vida! Amém.”
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova