O Espírito Santo deu a Neemias a ousadia e a coragem para ele pedir ao rei permissão para reconstruir a cidade onde se encontravam os túmulos de seus pais. E por que tanta sabedoria e coragem? Porque entre o lapso da conversa ele orou.
E nós precisamos fazer o mesmo, porque nessa hora o Espírito Santo vem com Sua luz para nos dar toda a sabedoria de que necessitamos. E se continuarmos a leitura vamos ver que a cidade foi reconstruída, e tudo por causa da oração desse homem de Deus. E por que teve tantos frutos? Porque aquela oração se alinhava à vontade de Deus.
Disse-me o rei: ‘Que tens a me pedir?’. E ele pensava naquela hora o que ele iria pedir ao Rei. ‘Então fazendo uma prece ao Deus do céu, eu disse ao rei: Se aprouver ao rei, e se o teu servo te é agradável, permite-me ir para a terra de Judá, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, para reconstruí-la'” (Neemias 2,4-5).
Após ter dado tudo certo Neemias deve ter ido para Jerusalém com muito temor, pois ele seria o responsável pela reconstrução. Toda a responsabilidade estava sobre ele. Por causa daquela aparentemente simples “oraçãozinha”, aquela faísca pegou fogo.
Deus hoje está nos dando uma grande sabedoria, mas é preciso que nos coloquemos em sintonia com a vontade d’Ele. É preciso orarmos sem cessar. Quando nos realinhamos à vontade divina, maravilhas acontecem na nossa vida. Se olharmos para nossas vidas vamos encontrar muitos fatos semelhantes e, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Mas também sabemos que houve vezes em que não rezamos para tomar determinadas atitudes e verdadeiras tragédias aconteceram nas nossas vidas.
Rezemos: Senhor, dá-nos a graça de fazer uma oração como a Neemias, para que a Tua vontade aconteça nas nossas vidas. Nós precisamos aprender a fazer uma oração como a do profeta Neemias. De fazer não uma oração, mas uma moção, que mesmo simples, possa chegar ao Seu coração e operar milagres. E que neste dia, Senhor, São Rafael nos cure.
Dá-nos a graça de estarmos em sintonia contigo, Senhor, para que venha a Tua graça, os Seus frutos, para que ela venha no tempo certo. Para que a partir disso realizemos algo que nem imaginávamos fazer, para que a Tua vontade aconteça. Amém.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib