Tenha confiança!
Às vezes, pensamos que Deus cuida apenas da nossa parte espiritual; ficamos muito espiritualizados ou até alienados, como muitos dizem. A grande doença dos tempos de hoje é a preocupação, que causa em nós o estresse.
O Senhor, no entanto, nos diz:’ “Lançai sobre mim todas as vossas preocupações, porque Eu tenho cuidado de vós”. Você, que foi tomado pelo desespero, Jesus sabe o estado do seu coração.
Uma coisa muito importante é que, diante da verdade que Deus cuida de cada um de nós, acabamos pensando que tudo sempre irá bem na nossa vida, na nossa saúde, na saúde dos nossos familiares; mas quando acontece alguma coisa ruim conosco ou com alguém que amamos, tomamos um susto, parece que a nossa fé desapareceu.
Na verdade, ela eclipsou-se, por isso, não a vemos mais. Por esse motivo, quanta gente se angustia, desespera-se e ainda fica decepcionada e zangada com Deus, abrindo mão das coisas d’Ele, da Igreja, do grupo de oração!
Quando você se decepciona com o seu marido, com seu pai ou sua mãe por causa do alcoolismo, do adultério etc., ou se, de repente, você perde o emprego, fica doente, sofre com falecimento de alguém muito íntimo, apesar de você ter rezado muito por essa pessoa, nessa hora você se decepciona com Deus, abandona as coisas d’Ele e entra numa pior. No entanto, se perto d’Ele você já passou por tudo isso, imagine longe d’Ele! O diabo deita e rola na sua vida, em especial se você está zangado com Deus.
Na hora da doença, morte e desespero, precisamos ter coragem! Jesus disse: “Tereis tribulações”. Tivemos problemas esse ano e ainda teremos problemas ano que vem. Estamos numa guerra espiritual, e parece que, quanto mais somos de Deus, mais o demônio nos ataca, ele arma as piores coisas para nós na hora em que menos esperamos. Nessa hora, ficamos “para baixo”. Nem parece mais que somos cristãos! Mas nós não somos pagãos, nós temos um Deus, temos Jesus, nosso Salvador, temos Maria, a Mãe de Jesus, temos a comunhão dos santos, nós temos auxílio!
Temos de ter a confiança extrema que Jesus teve, mas, ao mesmo tempo, também devemos ter uma total entrega como Jesus se entregou. Meus irmãos, precisamos aprender isso, senão, decepcionamo-nos e nos revoltamos. Nós não podemos impor as coisas ao Senhor, por isso, assim como Jesus disse: ‘Tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça o que eu quero, senão o que tu queres” devemos dizer: “Afasta de mim essa situação Senhor”, mas, ao mesmo tempo, devemos ter uma extrema entrega: “Pai, eu estou nas tuas mãos”.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova