Quando a Bíblia diz: Oráculo do Senhor, quer dizer Palavra do Senhor. A Palavra de Deus não é palavra de homem. É como se Deus dissesse: Eu estou aqui arriscando minha própria palavra, minha própria reputação.
Deus Pai está empenhando a Sua veracidade nisso, e então dias virão oráculo do Senhor em que firmarei uma nova aliança com as casas de Israel e de Judá (Jr 31,31). Trata-se de uma nova aliança. Qual é o essencial dessa aliança? O Senhor diz que ela será diferente da que concluiu com os pais. Então, o acesso à sabedoria é a característica da nova aliança. Uma das características dos tempos messiânicos é a posse dessa virtude [sabedoria].
Deus fez uma primeira aliança com Seu povo e faz agora uma nova aliança, a aliança dos tempos do Messias, dos tempos em que Jesus derramou o Seu Espírito sobre nós. Messias quer dizer ungido e nós estamos nos tempos em que o Ungido derramou a Sua unção sobre nós.
Jesus é o ungido por excelência, porque o Pai fez com que tivéssemos acesso ao Corpo de Cristo e fôssemos um com o Ressuscitado, um mesmo corpo com Ele. Ele é a cabeça, nós, os membros. A unção que está em Jesus, Ele a derramou sobre nós. Imaginem o óleo derramado sobre a cabeça de Jesus em Sua unção, e este óleo escorrendo sobre os seus cabelos, escorrendo pela sua barba e se derramando sobre o restante do corpo: as costas, os braços, os membros, todos vão recebendo a unção, o derramamento do óleo do Espírito de Jesus.
O que eu digo em imagens é uma realidade, é o maravilhoso tempo de graças em que estamos, em que participamos da própria unção de Jesus. Participamos da mesma unção de Cristo: é o óleo do Espírito derramado sobre o Senhor que se derrama sobre nós.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib