:: A justiça florirá (+ áudio)

Homilia de Padre Jonas Abib
Nesta terça-feira, 05 de dezembro de 2006.

“Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre” (Sl 71).

Infelizmente isso ainda não aconteceu porque, como Seu Filho não foi acolhido, Deus o arrebatou para o céu e o colocou ao Seu lado para que Ele, um dia, venha julgar os vivos e os mortos. Mas Jesus, antes de partir, deixou as sementes do bem aqui.

.: Ouça: Trecho dessa homilia

O terreno da Terra Santa é desértico, tem mais pedra do que areia. Para plantar é preciso fazer um grande trabalho de retirada. Da mesma forma estava o coração daquele povo, por isso não acolheram Jesus. Foi preciso tirar as pedras daqueles corações, irrigá-los para depois plantar. Foi um trabalho muito árduo.

O que aconteceu lá, estamos vivendo também no nosso mundo de hoje, e este mundo a que me refiro pode ser a sua casa, que tem sido um terreno árduo onde você não está conseguindo levar a evangelização. É por isso que ainda a justiça florirá e a paz em abundância acontecerá.

É isso que nos fala o profeta Isaías na leitura de hoje. Toda vez que você ler na Bíblia a expressão “Naquele dia”, isso se refere ao tempo messiânico, a segunda e derradeira vinda de Jesus. Isaías diz que, quando Jesus vier, teremos céus novos e as terras novas. Isto é uma forma de dizer que toda harmonia virá.

Quantas vezes os filhos são afligidos pelas brigas que acontecem com o pai e a mãe dentro de casa! Até mesmo os filhos já casados sofrem com a guerra que acontece entre os próprios pais, mas, graças a Deus, é uma questão de tempo. Temos de pedir Maranathá – Vinde, Senhor Jesus – para esse mundo onde a corrupção já se tornou um vírus como a gripe.

Nós temos de pedir para Jesus que, quando Ele vier, haja harmonia entre os humanos e toda a natureza. Haverá um grande equilíbrio entre nós, pois a própria natureza anseia pelos filhos de Deus para que ela possa abrigar aquilo que Ele quer.

A expectativa da vinda do Senhor é a nossa esperança. Precisamos almejar, esperar por isso, porque assim teremos tudo o que aspiramos e que foi da vontade de Deus.

Para entender e acolher a vontade de Jesus é preciso ter o coração evangelizado, porque muitos reis poderosos quiseram ver e não viram. Por isso peça ao Senhor: “Venha a nós o vosso reino para que ele seja implantado no nosso meio”. Temos muito que melhorar, mas o mundo novo não será simplesmente resultado de um esforço nosso, mas da vinda do Senhor.

É por isso que estamos clamando neste advento: “Vinde, Senhor Jesus, em primeiro lugar à minha vida, à minha casa, à minha família. Vinde para o mundo inteiro porque nós quase não estamos agüentando essa situação, mas temos esperança de que o Senhor irá voltar”. Vinde logo, Senhor Jesus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.