Jesus nos diz: Um mandamento novo vos dou: Amai-vos uns aos outros (João 13,34). Estava no antigo testamento amar o próximo como a ti mesmo, e Jesus vem dizer um novo mandamento, e onde está a novidade? Jesus pode dizer um novo mandamento, pois o mandamento dele não era amar, era amar-vos uns aos outros.
Ele tinha um conceito novo, uma realidade nova, não simplesmente amar, é mais que isso, amar uns aos outros. É um amor de mão dupla, amar e ser amado; marido e mulher amando um ao outro, pais e filhos se amando, vizinhos se amando, colegas se amando. É isto que Jesus vem nos trazer, Um novo mandamento vos dou, não é apenas amar, é amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (João 13,34).
Jesus diz: “amai-vos como eu vos amei”, pois Ele amou extremamente, Jesus sabia tratar cada um [discípulo], da maneira que cada um precisava, pois o melhor tratamento não é dar o tratamento igual a todos, pois as pessoas são diferentes. Amar uma pessoa como ela precisa ser amada, não é fazer igual com todo mundo. Mas dar a ela o que precisa. Jesus amava a todos de maneira igual, tratando-os diferentemente.
E isto se aplica perfeitamente na nossa família, não basta você que você ame. O Senhor quer que você ame, mas que outros te amem também, que você seja amável, alguém que os outros tenham gosto em amar (…)
Nesta pregação Do coração dos pais para o coração dos filhos monsenhor Jonas nos mostra a importância de amar e ser amável, de amar e provocar amor dentro das famílias.