Aquele que crê em mim. Como disse a Escritura: Do seu seio jorrarão rios de água viva (Jo 7,38).
Nessa passagem bíblica, São João explica que Jesus se referia ao Espírito Santo que iriam receber os que n´Ele acreditassem. Cristo quer que o Espírito Santo, que está em você, também seja derramado em sua vida. Esta graça é para todos nós.
Os Atos dos Apóstolos nos mostram as palavras de Jesus, já ressuscitado, bem de acordo com essas suas palavras na Última Ceia. O Senhor revela aos apóstolos que eles serão batizados no Espírito Santo. É no Espírito Santo que sereis batizados (At 1,5). Jesus não está falando de outro batismo, de outro sacramento; Ele quer dizer: sereis encharcados, sereis cheios do Espírito Santo, Ele vai jorrar como uma corrente de água viva. É isso que Nosso Senhor Jesus Cristo quer.
Desde , essa graça vem acontecendo, e de modo especial agora, nos nossos tempos, e para todos aqueles que se abrem ao Espírito Santo, porque o mundo e a Igreja estão precisando. Estamos vivendo a graça de Pentecostes. Principalmente, hoje, nós a estamos vivendo de modo muito sensível.
As obras do Espírito Santo estão se realizando em nosso meio, e é isso que o Pai quer. Foi isso que Jesus prometeu. Não basta ter o Espírito Santo, é preciso ser do Espírito Santo. Não é difícil demais: pelo contrário, uma vez que Jesus quer, isso se torna mais fácil… é a vontade d´Ele. Basta então que você também queira.
Jesus quer e, se você quiser, isso acontecerá. Fundamentalmente é uma questão de querer e, querendo, pedir. Mas querer realmente e pedir concretamente para ser cheio do Espírito Santo. Querer ser movido pelo Espírito Santo. Querer entregar a própria vida nas mãos d’Ele.
O Pai precisou de uma humanidade para fazer Suas obras, por isso quis que Jesus viesse e tomasse um corpo igual ao nosso. O Corpo de Cristo foi concebido no seio de Maria, pelo Espírito Santo. Desde a Sua concepção, o Paráclito já estava agindo em Jesus. Ele foi gerado e cresceu também por obra d’Ele [Espírito Santo].
No batismo do Jordão, presenciamos a mais linda demonstração de que Jesus foi cheio do Espírito Santo. Os céus se abriram. O Pai falou e o Espírito Santo desceu sobre Cristo em forma corpórea. João testemunhou: Eu vi o Espírito, como uma pomba, descer do céu e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que mandou batizar na água foi quem me disse: Aquele sobre o qual vires o Espírito descer e permanecer sobre ele, é ele que batiza no Espírito Santo (Jo 1,32-33).
O Evangelho, depois do batismo no Jordão, começa a nos mostrar o Messias guiado pelo Espírito Santo: Ele faz milagres, expulsa demônios pela força do Espírito Santo. Jesus em tudo é guiado pelo Espírito. Podemos dizer que a humanidade de Cristo estava à disposição do Espírito Santo, para que Ele pudesse fazer Suas obras n’Ele [Jesus].
Jesus pôde mostrar ao mundo o espetáculo de um homem cheio de amor, de bondade, manso, paciente, e ao mesmo tempo, generoso, que se doava, profundamente amante do Pai e profundamente amante dos homens, conduzido pelo Espírito Santo.
Jesus homem, do qual podemos e devemos chegar a ser irmãos, colocou Sua humanidade nas mãos do Espírito para que n´Ele pudesse realizar as Suas obras.
É isso que o Pai quer também de você: que entregue sua humanidade ao Espírito Santo para que Ele faça em você Suas obras.
Jesus diz: Pedi , e vos será dado. Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedem (Lc 11,9.13). É fácil, é simples, é questão de querer verdadeiramente.
(Trecho do livro O Pão da Palavra Volume 3 de monsenhor Jonas Abib)