Os dons carismáticos têm uma finalidade, eles são para o aperfeiçoamento dos cristãos, mas nós, infelizmente, os usamos como brinquedos de criança.
O que a criança faz com o brinquedo? Ela se contenta com aquele brinquedo no início, mas depois ela não o quer mais e acaba não usando aquele brinquedo. É por isso que muitos dos nossos grupos estão mortos, numa contínua hemorragia, porque trataram os dons como uma euforia de momento e até como a coisa mais importante nas coisas de Deus.
Por que muitos grupos já não estão usando esses dons?
Hoje isso ocorre não mais por causa de proibição; é porque nós usamos os dons não para o nosso aperfeiçoamento, e sim, como crianças.
O Senhor quer nos chamar à atenção e quer nos dar esses dons, mas estes [dons] ainda são o leitinho na nossa vida espiritual. Eu não volto atrás em dizer que os dons são necessários na evangelização, mas eles são leite e leite se dá para a criança crescer. Então o objetivo dos dons é fazer-nos crescer até a vida adulta com Deus.
Como então vamos fazer este câmbio e retomar o caminho para a vida adulta?
Meus irmãos, o Senhor nos diz que o segredo é a . O Senhor procura adoradores, Ele quer nos levantar, Ele quer que estejamos em pé e ao mesmo tempo ajoelhados [sinal de adoração]. Ele nos quer em profunda adoração, é assim que tocaremos no Senhor e sentiremos o Seu poder. Nós pensávamos que atingiríamos o poder de Deus nos dons e é na adoração que o atingimos.
Para retomarmos a nossa intimidade com Deus e o nosso crescimento espiritual o segredo é nos tornarmos profundamente adoradores. Quem não adorar não vai crescer e não vai aguentar.
Trecho da pregação “Quem não adorar não vai aguentar”
Nesta pregação, monsenhor Jonas Abib nos diz que muitos de nós ficamos estagnados nos dons e não os utilizamos para crescer espiritualmente, por pensarmos que eles são o mais importante na caminhada com Deus. Por meio desta palestra o fundador da Comunidade Canção Nova nos alerta que “está na hora de sairmos do nosso ‘leitinho’ e crescermos na vida espiritual”. Esta mudança se dará na adoração, pois na adoração é que tocamos no poder de Deus.