Homilia das Exéquias

Testemunhemos as riquezas da paternidade de Padre Jonas

Homilia, na íntegra, da missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Wagner Ferreira

Caríssimos, irmãos! Caríssimas, irmãs! Em Cristo Jesus, reunidos em torno do altar do Senhor para oferecer ao Pai das Misericórdias o Sacrifício Eucarístico, nós oferecemos este sacrifício de Ação de Graças pelas maravilhas que Deus tem operado em nossas vidas. Eucarística é Ação de Graças, mesmo sabendo que o momento em que vivemos é marcado pela tristeza, pelo pranto, pela dor. Nós bendizemos Deus pela vida, pelo ministério, pela consagração de padre Jonas Abib a Nosso Senhor, pela Igreja de Deus e a Comunidade Canção Nova da qual ele é pai fundador. Eu convido todos vocês, irmãos e irmãs, a bendizer o Senhor.

A morte nos entristece, a morte deste homem carismático, deste homem mariano, deste homem fraterno, dedicado à evangelização, particularmente através dos meios sociais de comunicação; a morte dele nos entristece, nos abate, porque o amamos, porque o temos como pai. E nós o temos como pai, justamente, porque padre Jonas viveu com entusiasmo o seguimento de Jesus, ele recebeu do Senhor a graça de formar, de ser um instrumento, de ser um colaborador da formação de Deus, da formação do espírito de Deus em relação a muitas pessoas. São multidões de filhos, de filhas espirituais que, de alguma forma, deixaram-se trabalhar pelo Espírito Santo, por causa do testemunho, por causa da entrega de vida, por causa da pregação da Palavra de Deus, por causa da oração incessante de Padre Jonas Abib. 

Certamente, ainda teremos muito tempo para partilhar uns com os outros aquilo que de precioso nós recebemos de Deus por meio deste sacerdote, deste homem consagrado a Deus. Quantas riquezas o Espírito Santo de Deus nos concedeu através de Padre Jonas! É por isso que nós bendizemos a Deus, é por isso que nós encontramos, na Graça de Deus, a força, o consolo, a serenidade para viver este momento de luto, de dor e sofrimento.

A paternidade de Monsenhor Jonas

Eu poderia testemunhar tantas e tantas situações que vivi com o Padre Jonas, mas da minha experiência de convivência, de um pouco mais de 30 anos com o Padre Jonas, eu gostaria de destacar a sua paternidade. Não foi à toa que Deus o inspirou na construção de um Santuário dedicado ao Pai das Misericórdias e Deus de toda a consolação, justamente porque o Espírito Santo chamava, continuamente, Padre Jonas para exercer seu ministério revelando o amor misericordioso do Pai do Céu; e como Pai, eu posso testemunhar que o Padre Jonas acreditava nos seus filhos. Padre Jonas não esperava que seus filhos estivessem plenamente formados, por exemplo, na capacidade comunicativa, nas técnicas, na forma de lidar com os meios sociais de comunicação, ele não esperava que seus filhos estivessem prontos para que eles pudessem dar a sua contribuição de evangelizar, por exemplo, nos meios sociais de comunicação.

Leia mais:
.:Assista às homenagens dedicadas a Monsenhor Jonas
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Bruno Costa
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Rivelino
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Márcio Prado

Como a águia faz com seus filhotes, Padre Jonas nos jogava do ninho praticamente dizendo: “Meu filho, minha filha, se vira! Se vira!”. E assim fomos sendo formados nesta escola de um homem de fé, de um homem que crê na providência de Deus, e por isso acredita na pessoa, nos talentos de cada um de nós; ele investia e lançava. Quantas pessoas, quantos filhos e filhas da Comunidade Canção Nova podem testemunhar esta paternidade de Padre Jonas, de paternidade espiritual, de um homem que acreditava em nós, em cada um de nós, por isso, nessa ação de Graças a Deus, bendizemos a Ele, porque fomos enriquecidos pela dom de sua paternidade, paternidade misericordiosa de Deus, através deste servo, deste sacerdote Padre Jonas.

A paternidade de Padre Jonas deve ser para todos nós, Família Canção Nova, uma motivação

Cada um é convidado a colocar no altar do Senhor o seu agradecimento. Quem teve a graça de ingressar na Comunidade Canção Nova, quem, de alguma forma, foi atingido, foi enriquecido espiritualmente pelo ministério deste sacerdote, certamente poderá testemunhar as riquezas da paternidade de Padre Jonas. Coloque no altar do Senhor, nesta Eucaristia, o seu louvor, o seu agradecimento. Ao mesmo tempo, a paternidade de Padre Jonas deve ser para todos nós, Família Canção Nova, uma motivação, para que, de alguma forma, comprometidos com a ação evangelizadora da Igreja, possamos também revelar este amor misericordioso de Deus. 

É claro que, no exercício de sua paternidade espiritual, Padre Jonas também, por vezes, nos corrigia, e às vezes uma correção severa. Quem conviveu com ele, quem conviveu com ele estreitamente pode  também testemunhar um amor paterno que se manifestava através da correção. Não porque ele queria humilhar a pessoa, justamente porque acreditava na pessoa, acreditava nos dons, nas virtudes, nos talentos de cada um de nós. Ele corrigia, porque como pai, ele não queria perder nenhum filho, nenhuma filha, ele corrigia para nos colocar no caminho de Jesus, para nos colocar na fidelidade a nosso Senhor. Por isso a paternidade de Padre Jonas é fecunda, também porque nos educava, também  porque nos corrigia, indicava a direção a tomar.

A coragem de revelar o amor misericordioso de Deus

Por fim, irmãos e irmãs, a paternidade de Padre Jonas deve ser para nós um motivo para que, no nosso dia a dia, na nossa vida familiar, na nossa vida comunitária e social, de alguma forma, tenhamos a coragem de revelar o amor misericordioso de Deus. Há muita gente carente desse amor, há muita gente carente da salvação do Senhor que se manifesta em nosso coração pelo dom do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo. Por isso, que nós possamos, nesta despedida de Padre Jonas, com a certeza de que em Cristo ele ressuscita para participar da glória dos justos, da glória dos santos e santas de Deus, nessa despedida, assumir nosso compromisso. De alguma forma, que tenhamos a coragem de revelar o amor misericordioso de Deus em nossos gestos, palavras de atenção às pessoas, a solidariedade a quem passa dificuldade. Vamos ter a coragem, irmãos e irmãs, num mundo marcado, por vezes, pela violência, por guerras, por divisões, vamos ter a coragem de revelar o rosto misericordioso de Deus com gestos concretos de misericórdia. Assim como em muitas e muitas vezes, por incansáveis momentos, Padre Jonas assim o fez. 

Em nome da Família Canção Nova, em nome dos cofundadores da Canção Nova, Eto e Luzia, na responsabilidade de ser o vice-presidente da Canção Nova e o vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, eu gostaria de agradecer primeiramente a todos vocês que aqui se encontram no Centro de Evangelização, a todos vocês que nos acompanham pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, e a todos vocês que, de alguma forma, já nos manifestaram condolências, proximidade, oração e afeto por conta deste momento de dor, tristeza, saudade e despedida que estamos vivendo.

Eu recebi muitas mensagens de muitas pessoas, irmãos e irmãs, bispos, sacerdotes, daqui do Brasil e fora dele; muitas pessoas que estão manifestando as condolências a nós Família Canção Nova. Muito obrigado!  E a nossa gratidão se transforma agora em oferta ao Pai das Misericórdia através do Sacrifício Eucarístico. Que seja uma bênção agora a Eucaristia, para a salvação eterna do Padre Jonas, que seja uma bênção a todos vocês, irmãos e irmãs, que aqui se encontram, que estão conosco no Sistema Canção Nova de Comunicação, e todos vocês que estão manifestando condolências, preces, proximidade, oração. Que a Eucaristia, neste momento, seja uma bênção para todos nós!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Transcrição e adaptação: Melody de Paulo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.