Homilia das Exéquias

Monsenhor Jonas foi assistido por Nossa Senhora

Homilia, na íntegra, da missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Rivelino

Irmãos e irmãs, neste momento de imensa dor, de imensa consternação, venho expressar um sentimento de luto, mas um sentimento de fé. Fé na ressurreição. 

Hoje, irmãos e irmãs, é ambíguo o que nós sentimos, mistura-se no sentimento de dor, no sentimento de perder um homem e a alegria de ganhar um santo. 

Monsenhor Jonas é uma referência imorredoura de homem de Deus

Monsenhor Jonas é uma referência imorredoura de homem de Deus, homem apaixonado por Jesus Cristo. Constituiu pela força de sua fé testemunhada uma rica herança no caminho missionário da Igreja, fonte de inspiração. 

Irmãos e irmãs, nele sempre víamos a garra, a coragem, a firmeza em anunciar o Evangelho, buscando testemunhar, buscando transmitir a alegria de poder entoar um canto novo, entoar uma canção nova ao Deus da vida. 

A Diocese de Lorena está enlutada, mas agradecida pela vida, pela obra de Monsenhor Jonas. Irmãos e irmãs, pois foi aqui que ele começou a sua missão. Desde pequeno, foi chamado à vocação; aos 12 anos, mudou-se para o município de Lavrinhas (SP) para iniciar os seus estudos, e assim iniciou-se o seu serviço a Deus, aqui bem perto de nós. 

Leia mais:
.:Assista às homenagens dedicadas a Monsenhor Jonas
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Bruno Costa

Quando ordenado sacerdote, em 1964, ele adotou como lema para sua vida sacerdotal “Feito tudo para todos”. Foi esse lema que ele tão forte carregou durante esses 58 anos de vida sacerdotal. 

Vimos, irmãos e irmãs, que ele sempre fez tudo para anunciar o Evangelho, buscando dar o melhor de tudo para o povo de Deus, ele se doou e entregou-se por inteiro. Desse modo, estamos aqui, nesta noite santa, para agradecer-lhe, para reconhecer os relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus. 

Monsenhor Jonas sempre será lembrado como um pai

Aprendemos muito com o Monsenhor Jonas, aprendemos a buscar a santidade, aprendemos a dar almas a Deus, a ser forte e não desistir. Como ele dizia: “Aguenta firme, meu filho, porque tudo se resolve”, a confiar na Divina Providência, a ser obediente, ser fraterno, ser solidário e, o principal, anunciarmos o Reino em toda e qualquer circunstância. 

Queridos irmãos e irmãs, Monsenhor Jonas sempre será lembrado como um pai. Que obra linda de evangelização temos à nossa volta! Nunca nos esqueceremos de Monsenhor Jonas, pois tudo o que está aqui sempre nos lembrará de quem foi o precursor. Quantos filhos e filhas espalhados pelo mundo inteiro, nesse momento choram, estão perplexos pela sua partida. 

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra,  viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (João 11,25-26)”. Vocês creem nisso? Sim ou não? Com certeza, todos nós cremos.

Monsenhor está melhor do que nós, como rezamos no Credo: ele está a destra do Pai, ele está à direita do Pai. Com certeza, nós cremos e, ao professarmos essa fé, professarmos essa fé em um Deus vivo, que precisamos sempre lembrar do Monsenhor Jonas como esse homem que não teve medo, confiou, aceitou e ouviu o chamado de Deus a partir de uma experiência de oração.  

A Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi

Já no início de sua vida religiosa, Monsenhor Jonas encontrou, nas palavras de Dom Antônio de Miranda, na época bispo diocesano de Lorena (SP), o desafio de colocar em prática a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi. “É hora de evangelizar, comece logo o seu trabalho com os jovens, faça alguma coisa”. 

E a partir dessa Exortação, o milagre foi acontecendo, diversos empreendimentos foram surgindo: os encontros, retiros, período de carnaval, os rebanhões, Renovação Carismática Católica, a evangelização pelos meios de comunicação, o rádio, a TV e, hoje, o que chamamos de Sistema Canção Nova de Comunicação. 

A palavra é essa: “Se morrermos com Ele também com Ele viveremos”. Irmãos e irmãs, assim confiamos, assim cremos, como um filho predileto de Nossa Senhora, um filho predileto da Virgem Maria sob o título de Auxiliadora dos cristãos. 

Monsenhor Jonas teve essa linda experiência de ser chamado de volta à casa do Pai no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina. Quantos terços e rosários nós rezamos juntos com ele. 

Monsenhor Jonas foi assistido por Nossa Senhora

“Os verdadeiros filhos de meu terço gozarão de uma grande glória no Céu”, essa é uma das promessas de Nossa Senhora. A intercessão materna de Nossa Senhora nos é tão necessária quanto eficaz nessa suprema e solene circunstância. 

Como são felizes, irmãos e irmãs, as almas assistidas por Maria nessa hora, e o nosso amado e querido Monsenhor Jonas foi assistido por Nossa Senhora, a Virgem do silêncio que tantas vezes ouvimos na sua voz e na sua canção.

Que o Monsenhor Jonas seja recebido nas alegrias eternas. Em comunhão de prece e amizade, nos unimos aos membros da Comunidade Canção Nova, iluminados pela certeza que ouviu de seu redentor, servo bom e fiel: “Entra na alegria de teu Senhor, e a obra continuará”, pois como Pai Fundador nos falava incansavelmente: “Não dá mais para voltar, o barco está em alto mar”. 

Monsenhor Jonas honrou até o fim a sua vocação à santidade, devo dizer que uma de suas virtudes heroicas é a santidade. Gratidão, Monsenhor Jonas Abib! Nós o amaremos eternamente! Amém.

Transcrição e adaptação: Beatriz Barreto

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.