A esperança do cristão deve ser diferente

O Senhor tem uma esperança para Seus filhos

“Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada” (Rm 8,18). Na Bíblia da Ave-Maria, o título desse trecho é ‘A esperança dos filhos de Deus’. Melhor falando, o Senhor tem uma esperança para Seus filhos.

Para entender o que é esperança

Para que você entenda melhor a palavra “esperança”, deixe eu lhe mostrar uma comparação, para que você entenda melhor.

a-esperanaca-do-cristao-deve-ser-diferente

Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

Imagine uma moça. Ela sabe que seu noivo virá no fim da tarde. Embora isso seja uma esperança, ela está cheia de certeza; para ela, é certo que o amado virá. Ela não sabe se ele chegará às cinco ou seis horas da tarde; talvez até ele possa chegar antes disso e surpreendê-la. O importante é que ele virá. Além disso, há um “que” de surpresa, e ela não pode estar despreparada.

Se alguém quiser especular e perguntar à moça quem lhe garante que o noivo virá, ela não terá provas intelectuais, mas a prova que vem do coração.

Veja também:
:: Força da fé e da esperança
:: Depositemos em Deus a nossa esperança
:: Semeadores da esperança

Quanto mais passam as horas, mais seu coração vibra, mesmo que esteja dando tudo errado no serviço, na preparação para recebê-lo. Ela, que vinha se preparando durante todo o dia, quanto mais tarde o noivo chegar, mais tempo ela terá para se preparar. Mais do que isso, a vestimenta interior dela se renova totalmente, porque o amado vai chegar no fim da tarde.

A esperança está baseada na certeza

Se ele não chega às cinco, não faz mal, isso dá a ela mais esperança. Ela dá todas as desculpas – “Ah, é horário de verão!” –, porque a esperança é mais forte.

Chegam as seis horas, as sete horas, mas ela não se decepciona. Por quê? Porque a esperança está baseada na certeza, na alegre certeza que muda todo o contexto do tempo presente, que se torna diferente por causa da expectativa do amado que vem.

Parece contraditório, mas nossa esperança está no fim. Jesus virá! Esse é o começo da história, tudo parte d’Ele e tudo deve ir para Ele. O nosso começo acontece na fecundação, mas o verdadeiro começo é a hora do nascimento. O que esperamos? O nascimento, o vir à luz.

Nossa esperança é a segunda vinda de Cristo

É isso que estamos esperando, que Jesus venha. Ele virá e tudo se transformará. Por isso a Bíblia diz que céus e terra se transformarão, serão totalmente novos. Tudo será refeito em Cristo.

Infelizmente, para aqueles que não têm essa esperança, não têm esse ponto de chegada, a vida perde o sentido. Muito mais do que nós estarmos indo, é o nosso Amado que está vindo!

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.