A ausência do pai é uma porta aberta para a deformação da identidade humana
Meu pai não era um homem sem falhas, fragilidades nem erros, mas foi sempre um verdadeiro pai. Pela graça de Deus, eu tive um pai de verdade. Coloco, aqui, toda a força da palavra “verdadeiro”. Papai era pedreiro, viveu uma vida muito dura desde menino. Fomos sempre pobres. Passamos por muitas dificuldades, não só financeiras. Muito do que sou e faço, e até mesmo o meu jeito de ser, eu o devo a meu pai.
Sei que muitas pessoas podem dizer a mesma coisa que eu. Tiveram um verdadeiro pai. Certamente, você é uma dessas pessoas. Então, podemos dizer juntos: ter pai é bom demais!
Preciso, porém, ser realista e admitir que nem todos tiveram a mesma experiência. Muitos sofreram duramente com o próprio pai, muitos carregam graves feridas no coração por causa de seus progenitores, outros nem mesmo o conheceram. Tudo isso é muito sofrido e atinge algo essencial em nossa vida: a necessidade de ter um pai, um verdadeiro pai. Mas nenhum progenitor é perfeito e não podemos nutrir essa ilusão.
Todo pai é humano, por isso é falho, frágil e comete erros. Alguns cometem grandes erros, mas é inegável: todos precisamos ter um verdadeiro pai.
Preciso, porém, lhe dizer: esses pais acabaram sendo mais vítimas do que culpados. Eles precisam da misericórdia de Deus, necessitam também da nossa misericórdia e do nosso perdão. Sei que não é fácil, especialmente para quem foi muito machucado por seu pai e, talvez, continue ainda sofrendo com ele. Mas não podemos negar, o perdão é o melhor remédio; é doloroso, mas o único e grande remédio, pois todos nós queremos a transformação de nosso pai e, acima de tudo, a sua salvação eterna.
A chave do perdão está no querer, porque o Senhor é o primeiro interessado em lhe dar essa graça. O grande beneficiado será você mesmo. Portanto, não se fixe nos seus sentimentos; queira e deixe o Senhor agir. Veja bem: não é sentir, mas querer, pois assim o Senhor agirá! Ter pai é bom demais!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Veja também:
:. São José, o melhor exemplo de pai
:. Pai, Deus confia em você!
:. Filho, você não é órfão, você tem um Pai
:. Veja mais artigos relacionados a paternidade