Filho, você não é órfão; você tem um Pai

Você pode se sentir órfão, mas Deus trata você como filho, embora você não O trate como Pai

“Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva” (Gálatas 4,4-5).

A primeira coisa importante que temos de saber é: “Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher, a fim de resgatar os que estavam sujeitos à Lei, para que recebessem a filiação adotiva”.

Você pode estranhar a expressão “filiação adotiva”, mas, na verdade, o Filho único é e sempre será Jesus. Somos filhos de Deus, porque Ele nos quis assim. Foi por amor, por imenso amor que Ele se fez Pai e nos adotou. Por causa de Sua infinita misericórdia, por causa do sacrifício de Jesus na cruz, podemos dizer de peito aberto: “Eu sou filho de Deus”. Ele nos trata como filhos, embora não O tratemos como Pai.

Continua a leitura: “E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá, ó Pai”! (Gálatas 4,6)

“Abá” é uma palavra muito terna, que significa “pai”. Deus realmente é nosso “Abá”. E aí está a segunda e grande verdade: “Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o espírito de seu Filho, que clama: Abá Pai”. Por isso, insistimos que o Espírito Santo venha à tona.

filho_voce_nao_e_orfao_voce_tem_um_pai

Créditos: Daniel Mafra/cancaonova.com

O Espírito de Deus está em nós desde o seu batismo, mas não pode ficar “enterrado” dentro de nós, porque é precioso demais. O Paráclito precisa vir à tona.

A expressão que Jesus utiliza é: “Vós sereis batizados no Espírito Santo”. Não é outro batismo; é como emergir, de dentro de nós, o Espírito de Deus que habita em nós.

Quando o Espírito Santo vem, Ele vem para guiar nossa vida e transformá-la, Ele vem para fazer nova todas as coisas, seja em nossos pensamentos, ideias, sentimentos, emoções, vontades, atitudes e comportamentos.

Este é o momento para pedirmos: “Vem, Espírito Santo!”. Peça do fundo do coração: “Vem, Espírito Santo”. Abra-se aos dons, desde o menor – o dom de línguas – até o maior, que é o amor e a fé, que é o eixo.

“Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus” (Gálatas 4,7).

Você não pode viver mais como escravo de nada, nem de si mesmo; você não pode se deixar escravizar pela bebida, pelas drogas nem pelo sexo.

Como filhos adotivos, temos a mesma herança do Filho Unigênito Jesus Cristo. A herança de Jesus é nossa, e ela é vida eterna.

Nosso ponto de chegada é o céu. A felicidade do Senhor é a nossa felicidade; tudo isso por graça de Deus. Não é mérito, não é pelas coisas boas que você fez, faz ou fará. Nenhum de nós tem mérito, ninguém é digno, muito menos de ter a herança do Pai. Tudo isso é por graça; em outras palavras, é por misericórdia! Porque o Pai se debruçou sobre nós, recebemos todas as graças.

Somos filhos de Deus e Seu Espírito Santo habita em nós. Somos herdeiros!

Glória a Deus! É vida nova, é tudo novo! Deus o abençoe.

 

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Pregação ‘Herdeiros do Pai’, de monsenhor Jonas Abib, em 31 de dezembro de 2007.

Veja também:

:. Oração, oxigênio da alma

Veja um pedaço desta pregação: ‘Para se tornar um filho de Deus’, e adquira pelo telefone (012)3186-2600:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.