A mentira é persistente. Voltaire, filósofo que fez um grande mal à sociedade e aos cristãos, dizia: “Mentir, mentir, que alguma coisa há de ficar”. Quantas mentiras há contra o Evangelho! Apesar de as mulheres terem ido até o sepulcro e ter dado a notícia de que o Senhor havia sumido, os sacerdotes e sumos sacerdotes não foram ver a sepultura aberta, nem reconheceram a Ressurreição de Jesus. Aquele era o momento de caírem de joelhos e perceberem que haviam errado e matado o Senhor da vida. Era a chance de reconhecerem a volta de Jesus, mas preferiram a mentira à verdade.
Os sumos sacerdotes deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram, durante a noite, e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis” (Mt 28,13). Santo Agostinho faz uma gozação com relação a esse fato: “Se vocês estavam dormindo, como viram que os discípulos vieram e roubaram o corpo? Se vocês viram, é porque estavam acordados e se estavam acordados e viram, porque não impediram que eles roubassem o corpo de Jesus?” Infelizmente, essa mentira proliferou e se espalhou entre os judeus até os dias de hoje.
Da mesma forma, nos tempos atuais, vemos mentira sobre mentira para arrasar a Igreja. Eles fazem de propósito essa multiplicação da mentira, para colocar nas pessoas uma maior interrogação. Com o desconhecimento, as pessoas acabam também desacreditando da Igreja. Aqueles que têm, na nação brasileira, a oportunidade de ter um diploma e exercer uma profissão, em vez de saírem crentes das universidades, saem espalhando mentiras. Muitos advogados fazem um mal tremendo ao dizer para os casais que o negócio é se divorciar. Quantos juízes fazem isso! Não só a mentira, mas também os mentirosos estão, mais do que nunca, agindo com grande arte. Muita coisa está estraçalhando a nossa sociedade e a nossa família.
Você não pode ser um desses que escutou uma mentira e deixou que essa semente caísse no seu coração. Se você é uma pessoa afetada pela bactéria da mentira, volte para a Verdade, que é Jesus Cristo e peça o Espírito Santo. É com Ele que você entenderá a Palavra de Deus.
Nesse Evangelho, nós também temos a verdade: Jesus havia ressuscitado. Deus ressuscitou, libertando-se da angústia da morte; ela não O dominou, Ele continua ressuscitado e presente no meio de nós. Os discípulos tinham essa certeza: “Ele está no meio de nós”. Essa é a grande verdade. Não é apenas um espírito, é Jesus todo: Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Nós não temos sentidos para vê-Lo e escutá-Lo, mas seremos transformados quando Ele vier com a Sua glória, quando tivermos um corpo glorioso como o d’Ele. Os que mentiram também verão Jesus, mas com grande medo e pavor. As trevas se sentem condenadas pela luz e a vinda de Jesus será para eles condenação. Você precisa espalhar a verdade. Se você tiver questionamentos, vá atrás da doutrina; o Evangelho está sendo espalhado.
Deus abençoe você!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova