2º dia do tríduo de oração aos Arcanjos
2º dia :: São Rafael: [34K] [128K] [227K]
Entramos hoje no livro de Neemias, onde nos apresenta a reconstrução dos templos e das muralhas. No início do livro de Neemias, fala que algumas pessoas entre eles o seu irmão, vindo de Jerusalém, contaram em que situação estava a Terra Santa, devido a miséria e numa situação humilhante, o seu coração despedaçou.
Já na leitura de hoje, nos fala que Neemias era o garçom, o servo do rei e durante uma cerimônia, o rei percebeu que Neemias estava abatido. O rei diz que ele não estava doente, e que só podia ser tristeza de coração. E que sabedoria essa do rei, só podia ser inspirada por Deus. Naquele momento o rei conversa com o servo e lhe pergunta para Neemias, Nee 2,4 Disse-me o rei: “Que tens a me pedir?”. E ele pensava naquela hora o que ele iria pedir ao Rei. E fazendo então uma oração no versículo 5, “Então fazendo uma prece ao Deus do céu, eu disse ao rei: Se aprouver ao rei, e se o teu servo te é agradável, permite-me ir para a terra de Judá, à cidade onde se encontram os túmulos
de meus pais, para reconstruí-la”.
Deveria acontecer o mesmo conosco, precisamos fazer orações diante das situações, não esperar, mas orar sempre. E quem era ele, sendo um dos servos que servia a mesa, para reconstruir a cidade. Mas o Espírito Santo lhe deu a ousadia e a coragem de pedir ao Rei para reconstruir a cidade. E por que tanta sabedoria, porque entre o lapso da conversa ele orou.
E nos precisamos fazer o mesmo, porque nessa hora o Espírito Santo vem com sua luz, para nos dar toda a sabedoria. E se continuarmos a leitura vai dizer que a cidade foi reconstruída, e tudo por causa da oração de Neemias. E por que teve tantos frutos, por que aquela oração se alinhava na vontade de Deus.
Após ter dado tudo certo Neemias deve ter ido para Jerusalém com muito temor, pois ele estava responsável pela reconstrução. Toda a responsabilidade caiu sobre a sua mão, ele nem imaginava, mas aconteceu. Desculpe a expressão mas por causa daquela “oraçãozinha”, foi apenas uma faísca, mas que pegou fogo.
Deus hoje está nos dando uma grande sabedoria, mas é preciso que nos coloquemos em sintonia com vontade de Deus. É preciso que oremos sem cessar.
Hoje a Igreja celebra o 2º dia do tríduo dos arcanjos, em especial São Rafael. E neste dia São Rafael quer nos trazer a cura de Deus, como na história de Sara e Tobias.
Sara teve que suportar os ultrajes de uma serva de seu pai, que a condenava por que toda a vez que se casava, morria-lhe o marido. Com isso Sara repreendeu a serva que com muita grosseria respondeu, Tobias 3,9 “Não vejamos jamais filho, nem filha nascidos de ti sobre a terra! Foste tu que assassinaste os teus maridos”.
A palavra daquela serva se cravou no coração de Sara, e naquele momento ela fez uma oração que chegou ao coração de Deus. E Deus foi providenciando tudo, encaixando cada coisa. Quando nos realinhamos na vontade de Deus, maravilhas acontecem na nossa vida. Se olharmos na nossa vida, vamos encontrar muitos fatos semelhantes, e muitas vezes nem nos damos contas. Mas também houve vezes que não rezamos e verdadeiras tragédias acontecem nas nossas vidas.
Senhor dá-nos a graça de fazer uma oração como a Neemias, para que a vontade de Deus aconteça. Eu preciso aprender a fazer uma oração como a de Neemias. De fazer não uma oração, mas uma moção, que mesmo simples, possa chegar ao seu coração e operar milagres. E que nesse dia Senhor, São Rafael nos cure.
Dá-nos a graça de estarmos em sintonia contigo Senhor, para que venha a tua graça, os teus frutos, para que ela venha no tempo certo. Para que a partir disso eu realize algo que eu nem imagine fazer, para que a tua vontade aconteça.
Oração para todos os dias: São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via (pedir a graça).