Jesus, o Verbo de Deus, não foi criado, Ele é Deus como o Pai. Ele foi gerado, não criado. O Pai O gerou. Ele é Filho! O Pai O amou tanto que quis dar a Ele um grande presente: Esta criação! Já desde o início, o Pai O constitui Senhor de tudo aquilo que Ele haveria de criar. O Pai, quando pensou na criação, na humanidade, a pensou como presente para o Filho. Ele quis dar uma humanidade inteira de presente para Seu Filho. É por isso que nós existimos. Tudo foi criado por Ele e para Ele…
O Pai nos criou por causa do Seu Filho. Para o Seu Filho! A humanidade inteira, desde os nossos primeiros pais até os últimos a quem Deus criar, nós todos, eu e você, fomos criados pelo Pai como presente para Jesus. O grande presente do Pai para Jesus foi a humanidade.
O Pai quis que Ele fosse o Primogênito. O irmão mais velho no meio de uma multidão de irmãos.
Que beleza! Eu e você somos o presente do Pai para Jesus! Eu e você somos o presente para o Filho de Deus! A humanidade inteira é esse grande presente. Deus Pai quis que Cristo fosse o primogênito entre uma multidão de irmãos. O Senhor dessa humanidade. Um irmão mais velho no meio dos irmãos. Este foi, desde o início, o plano do Pai: um presente para Seu Filho.
E criou todas as outras coisas: criou esta terra com tudo aquilo que ela contém: os céus, os mares, os rios, as montanhas, as flores. Depois, vieram os pássaros, os animais… Tudo foi criado por Ele e para Ele. Para nós, homens, e para Jesus, o Seu Filho. Desde sempre, o Pai teve este projeto no coração: que o Seu Filho viesse e renascesse nesta terra. Aqui é o lugar do reino do Seu filho. Esta humanidade é o reino do Seu Filho.
O Pai queria que Ele viesse para ser o Senhor, o Rei, o Governador. O Primogênito no meio de uma multidão de irmãos. Tudo foi criado por Ele [Jesus Cristo] e para Ele. Ele é o primeiro. Ele é o princípio. Deus colocou toda plenitude n’Ele. Desde toda a eternidade, o Pai já tinha este projeto: que o Seu Filho viesse feito homem para ser o Primogênito no meio de uma multidão de irmãos. Para ser o Senhor. Aí está a beleza!
Jesus viria, assumindo também a nossa humanidade. Aí está a nossa dignidade. Ele seria realmente um Irmão mais velho no meio dos irmãos. Ele viria para unir o céu e a terra. Deus Pai queria que o humano nosso e o divino d’Ele se unissem, em primeiro lugar, na própria pessoa do Seu Filho. Ele assumiria as duas naturezas: a natureza divina, que Ele já tinha, e também a natureza humana. Assim, realizaria a união entre o divino e o humano, entre o céu e a terra, entre o natural e o sobrenatural, entre a matéria e o Espírito.
Esse é o plano: para que o Seu Filho se fizesse homem, Deus Pai necessitava de uma pessoa que lhe desse carne. O Todo-poderoso poderia criar a carne do Seu Filho, mas não o quis. O Pai quis que, como toda criatura humana, Ele tivesse uma mãe: fosse concebido, gerado, dado à luz.
Jesus não é criatura: Ele é o Filho de Deus. A primeira criatura pensada pelo Pai foi a mãe para o Seu Filho. Eis uma realidade muito importante e básica. Desde o momento em que Deus concebeu que Seu Filho viesse e se fizesse homem, o Primogênito de uma multidão de irmãos, Ele já quis que Ele tivesse uma mãe.
Assim a primeira das criaturas a ser pensada por Deus foi a mãe de Jesus. Foi Maria. Aquela que Deus concebeu para ser a mãe do Seu Filho. Para dar a natureza humana a Seu Filho. Para dar carne a Seu Filho. Para concebê-Lo e gerá-Lo. Aí está a dignidade dela. Não fomos nós que demos essa dignidade a Santíssima Virgem Maria.
Todo o nosso louvor e aplauso é muito pouco em comparação com aquilo que realmente ela é. Aquilo que Deus fez dela; quem a glorificou foi o Pai. A primeira das criaturas pensadas pelo Criador foi Maria. Ele a escolheu para ser a mãe de Seu Filho. Ele a fez a primeira das criaturas.
Na proclamação: Bendita mais que todas as mulheres, Isabel só estava repetindo aquilo que o Pai já tinha dito: Ela é bendita entre as mulheres. Ela é a primeira das criaturas, pensada e querida pelo Pai. O Pai a quis. O Pai a projetou antes de toda e qualquer criatura. Aí está a beleza de Maria!
(Trecho retirado livro Maria, a Mulher do Gênesis ao Apocalipse)
.: Conteúdo acessível também pelo
.: Baixe papel de parede especial para o Mês da Bíblia no seu celular