“Oxalá, ouvísseis hoje a voz do Senhor! Não fecheis os vossos corações”. Fiquei impressionado ontem quando, preparando-me para a celebração da Santa Missa de hoje, li qual era a primeira leitura. Sempre que deparo com esta Palavra, que está no livro de Jeremias, ela me toca: “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jr 7,23).
Nós não ouvimos as Palavras de Deus por causa do nosso coração rebelde, empedrado. Mas o Senhor está nos mostrando que não é assim. “Segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes”.
Abaixo toda essa nossa rebeldia! Quando Deus nos dá normas e direcionamentos é porque quer o nosso bem. Pensamos que, conduzindo a nossa vida de acordo com a nossa cabeça, seremos felizes, mas os fatos nos mostram quanta “burrada” já fizemos que trouxeram conseqüências infelizes para nós e para os outros. Nós queremos ter as rédeas da nossa vida em nossas mãos quando a única coisa que o Pai nos pede é que escutemos a voz d’Ele.
Jesus diz a Jeremias: “Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente” (Jr 7,24). Essa Palavra não é apenas para o povo de Deus daquele tempo, mas também para nós. “Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca” (Jr 7,28). A nossa nação não é assim? Deus está nos dizendo que somos a nação que não escuta a voz d’Ele.
O mais duro é o final: “Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”. Por que as pessoas não falam palavras de fé e confiança? Porque a nossa fé morreu, foi arrancada do nosso coração. Mas, então, o que devemos fazer? O único jeito é começar por cada um de nós, pois somos os primeiros a precisar ouvir a voz do Deus. Não fechem os seus corações; pelo contrário: ouçam, todos os dias, a Palavra do Pai e estejam atentos a ela. Você tem a graça de ouvir a voz de Deus nas Celebrações Eucarísticas, nos programas da Canção Nova, nas pregações. Aproveite e, além de ouvi-la proclamada, rezada, abra o seu coração, pois assim este vai ficando cada vez mais aberto. Você precisa ouvir e ler a Palavra de Deus.
A Canção Nova nasceu de um livro que eu escrevi: “A Bíblia foi escrita para você”, que é uma receita para ser colocada em prática. Muitas situações serão transformadas a partir do momento em que você ouvir Deus. A Palavra d’Ele é como um remédio que começa nos curando por dentro. É isso o que Ele está lhe dizendo hoje: “Comece por você”.
Os problemas da sua família terão solução, mas para que a graça aconteça sempre, é preciso ouvir o que Deus nos fala.
“Senhor, quero ouvir a Tua Palavra, quero ter o meu coração mudado. Abre o meu coração”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.