O inimigo é cruel, ele nos empurra para o pecado e depois nos põe sentimento de vergonha provocando nosso afastamento de Deus. Nós pecamos e deveríamos ir ao Senhor, cair de joelhos diante d’Ele, porque Ele é misericórdia e perdão, dizendo: Senhor, eu pequei, eu errei. Mas o tentador é tão terrível que depois que fazemos não o que Deus quer, mas aquilo que ele [tentador] quer, ele põe em nós medo e desejo de afastamento do Senhor. E ainda coloca na nossa cabeça que é o Senhor que está se afastando nós. Mas isso não é verdade, é o inimigo que vai nos afastando cada vez mais do Senhor e, com isso, ficamos com mais com vergonha de voltar para a Igreja e de nos confessar.
Somo fracos, temos o pecado original em nós e o mundo a nos atrair, parece que nós nos sentimos autorizados a fazer aquela corrupção, a não ser tolos e acabamos não sendo honestos, tornando-nos corruptos.
Meu irmão, o Senhor não o está condenando; você não precisa mais ter medo, vergonha, pois quem coloca vergonha em você é o tentador. É hora de você voltar correndo para Deus, tem muita gente que pensa que tem tempo e fala: Quando eu melhorar, eu volto, mas se você pensar assim, nunca vai voltar, pois sozinhos nós não conseguimos, só com Deus. Volte para o Pai o mais depressa possível! Tire essa vergonha, esse medo que não é seu de seu coração! Volte para o Pai, volte para o Salvador o mais depressa possível!
Trecho da palestra Confiei no Teu amor e voltei de monsenhor Jonas Abib de 01/05/07.