No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo (João 16,33b).
Uma coisa muito importante é que diante da verdade de que Deus cuida de cada um de nós, acabamos pensando que tudo sempre irá bem nas nossas vidas. Como sabemos que o Senhor cuida de nós, da nossa saúde, da saúde de nossos familiares, quando acontece alguma coisa ruim conosco ou com alguém que amamos, nós tomamos um susto. Nesses momentos parece que a nossa fé desapareceu; mas, na verdade, ela eclipsou, então, nós não vemos mais nada.
Por esse motivo, quanta gente se angustia e se desespera e ainda fica decepcionada e zangada com Deus, revoltando-se e abrindo mão das coisas d’Ele, da Igreja, do grupo de oração. Temos a ilusão de, que por estarmos com Deus, o sofrimento não baterá à nossa porta. Isso também acontece quando você se decepciona com o seu marido ou com seu pai ou sua mãe por causa do alcoolismo, do adultério ou por ter perdido o emprego, ficado doente ou por alguém muito íntimo ter falecido, apesar de você ter rezado muito por essa pessoa.
Muitas pessoas se decepcionam com Deus, abandonam as coisas d’Ele e entram numa pior e ficam correndo mais risco ainda, pois se perto de Deus já passamos por tudo isso, imagine longe d’Ele. Dessa forma, o diabo deita e rola na vida dessa pessoa e ela acaba não tendo coragem de voltar para Igreja, para seu grupo de oração ou outro movimento eclesial do qual participa.
Precisamos saber que Deus cuida de nós, mas que teremos problemas, porque o próprio Jesus nos afirmou isso dizendo no mundo tereis tribulações, mas Ele acrescenta: Coragem!. Nessas horas precisamos ter coragem, porque temos e teremos problemas; não tentemos nos iludir! Precisamos pedir que o Senhor nos abençoe e Ele cuide de nós, sabendo que teremos tribulações neste mundo.
(Trecho da palestra Total confiança e suprema entrega de monsenhor Jonas Abib)