A melhor oração que podemos fazer é derramar nossa alma na presença do Senhor
“Ana levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo. Ora, o sacerdote Heli estava sentado numa cadeira à entrada do templo do Senhor. Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosamente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça. Prolongando ela sua oração diante do Senhor, Heli observava o movimento dos seus lábios.Ana, porém, falava no seu coração, e apenas se moviam os seus lábios, sem se lhe ouvir a voz.Heli, julgando-a ébria, falou-lhe: Até quando estarás tu embriagada? Vai-te e deixa passar o teu vinho.Não é assim, meu Senhor, respondeu ela, eu sou uma mulher aflita: não bebi nem vinho, nem álcool, mas derramo a minha alma na presença do Senhor” (I Sm 1,9-15).
O primeiro livro de Samuel começa contando o que Ana viveu. Ela foi a casa de Deus, onde estava o sacerdote Heli, e passou o dia inteiro lá. Ela clamava, entre lágrimas, para que o Senhor lhe desse um filho.
Heli a viu ali o dia inteiro e já não conseguia mais escutar a voz dela. Aquela mulher estava murmurando com o pouco de voz que lhe restava. Então, Heli pensou: “Essa mulher está bêbada!”, e foi dizer isso a ela. A mulher olhou admirada ao ouvir o que o sacerdote dizia a ela.
“Não, meu Senhor! Estou aflita. Não bebi nem vinho nem álcool, mas derramo minha alma na presença do Senhor.”
As mulheres que estão aflitas
Hoje, o Senhor quer falar a todas as mulheres que estão aflitas como Ana. Não é entrando em aflição e depressão que vocês vão resolver as coisas, mas sim como Ana, derramando sua alma na presença do Senhor.
Deus está dizendo que você precisa derramar sua alma na presença d’Ele. O Senhor é incapaz de ver e ouvir uma mulher derramando a alma em Sua presença e não ouvir essa oração. Nós fazemos tantas coisas, menos aquilo que é o certo: derramar a alma na presença do Senhor.
Aos homens que sofrem a aflição
Posso dizer também aos homens: quantos corações arrebentados pelos próprios erros, pelos vícios! Ou talvez pelos filhos, pela falta de trabalho e emprego! Homem de coração aflito, o Senhor está lhe ensinando o que você precisa fazer.
Homens honrados, que estão com o coração aflito, que sofrem pela infidelidade da esposa, por seu casamento! A culpa não é sua, mas de causa da esposa que, por mil razões, quer a separação. Por causa das novelas, das amigas e da faculdade (embora seja bom estudar!), por conta dessa ideia de “direito de ser feliz”, agora ela quer se separar.
Foto: Arquivo CN
Homem, derrame suas lágrimas na presença de Deus. Isso não é vergonha para o homem; ao contrário, é honra!
Como deve ser a nossa oração
A palavra de Deus indica o que é preciso fazer. “Estou aflito, então derramo minha alma na presença do Senhor”.
Veja também:
:: Derrame a sua alma diante do Senhor
:: Supere os momentos de tribulação
:: O que fazer com o sofrimento?
Heli, o sacerdote, ficou envergonhado e disse a Ana: “Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes. ” (I Sm 1,17).
Peça, peça do jeito de Ana. Peça a ponto de Heli pensar, no final do dia, que ela estava bêbada. Faça isso! O Senhor é incapaz de deixar de atender o pedido de um pai ou uma mãe de coração aflito.
Porque não temos derramado nosso coração na presença do Senhor, temos perdido nossos filhos, perdido nossas igrejas. Não estamos derramando nossas almas na presença do Senhor.
Sim, Senhor, é essa a graça que peço para Seus filhos que estão aflitos. Eles estão derramando a alma na Sua presença. Conceda a cada um a graça de que necessitam hoje. Amém!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova