CN: Padre Jonas, essa Jornada Mundial da Juventude é a primeira com o Papa Bento XVI e será em sua terra natal, na Alemanha. Na sua opinião, o que será diferente nessa jornada?
Padre Jonas Abib: Vai ser uma surpresa, porque ninguém imaginaria que o Cardeal Ratzinger, com o ofício que ele desempenhava na Igreja, viesse a ser o Papa da próxima jornada. Eu tenho certeza que ele vai surpreender. Os jovens vão se sentir atraídos por ele, tanto quanto por João Paulo II, porque o que somava em João Paulo II era o carisma próprio de Papa e isso Bento XVI o tem. Se João Paulo II tinha presença inclusive ele era artista, ele fez artes cênicas Bento XVI tem ternura. Eu não sei o que é mais necessário hoje para o jovem, se é a presença ou a ternura. Eu pendo por essa segunda parte, hoje, os jovens precisam ser muito amados e estão em busca de quem os ame. O Papa Bento XVI tem ternura em abundância para dar. Os jovens vão perceber e se apaixonar por Bento XVI, tanto quanto eles eram apaixonados por João Paulo II.
CN: O tema dessa Jornada é “Viemos adorá-Lo”. Estamos no ano eucarístico. Bento XVI, a Igreja e o senhor sonham com uma juventude eucarística?
Padre Jonas Abib: Fora de qualquer dúvida, porque a Eucaristia é o ponto final da vida cristã. Aprender a adorar é aprender a essência do cristianismo. Não é a toa que Jesus disse, na situação daquela mulher da Samaria: “O Pai procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade”. Podemos dizer que hoje, o Pai, Jesus e o Espírito Santo trabalham para isso: para encontrar jovens que adorem em Espírito e em verdade. Essa Jornada Mundial da Juventude vai ajudar muito na conquista do que o Senhor está querendo.
CN: A carta, em preparação desta Jornada, foi escrita por João Paulo II. Ele nos fala que “escutar a Cristo e adorá-Lo leva a fazer opções corajosas, a tomar decisões por vezes heróicas”, citando santos como Alberto Magno e Edith Stein, santos alemães que souberam colocar as suas capacidades intelectuais à serviço da fé. A juventude de hoje entendeu que é possível ser cristão, transformando a sociedade sem viver nenhum tipo de alienação?
Padre Jonas Abib: A juventude está aprendendo. O bonito disso é que Bento XVI não está imitando João Paulo II; ele só está dando continuidade à sua missão, apresentando ideais heróicos, desafios aos jovens. Dos jovens viverem o heroísmo, viverem a castidade, escaparem de todo tipo de corrupção, serem verdadeiramente cristãos, da cabeça aos pés! E os jovens já estão acolhendo. Desculpe a expressão, os jovens não querem ‘levar a vida com a barriga’. Eles querem realmente grandes desafios, o jovem foi feito para o heroísmo e Bento XVI o está os desafiando. Eu tenho certeza que os nossos jovens estão aprendendo. Com uma juventude que aprende o heroísmo, nós temos a esperança de um mundo melhor.
CN: O Sistema Canção Nova de Comunicação irá transmitir pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, na íntegra, por Rádio, TV e Internet. Quando do início dos trabalhos com meios de comunicação, o senhor imaginava que chegasse a esse ponto?
Padre Jonas Abib: Não eu nunca imaginei! Vendo que isso foi conquistado eu me alegro e é isso que Deus quer, então eu digo: é vontade de Deus e é minha, que isso aconteça cada vez mais. Por exemplo, agora no Congresso Eucarístico, que vai acontecer no mês de maio do ano que vem nós vamos com todo nosso Sistema de Comunicação, transmiti-lo para o mundo. Agora, nós vamos fazer o oposto, vamos para a na Alemanha, transmitir de lá para o mundo. Hoje, eu já começo a corrigir: não mais Sistema Canção Nova de Comunicação, mas Sistema Canção Nova de Evangelização. É muito mais do que aquilo que eu esperava. Santa Catarina de Sena dizia: “É vontade de Deus e minha” e eu digo: é vontade de Deus e minha que o Sistema Canção Nova de Evangelização faça isso para o bem da Igreja e da humanidade.
CN: Diante de tudo isso, deixe uma palavra aos sócios benfeitores que mantém esta obra através de doações.
Padre Jonas Abib: É você que está construindo tudo isso! Com a sociedade é assim: um entra com a idéia, o projeto e com o trabalho; o outro com o capital. E no geral é assim, o que tem um projeto não tem o capital suficiente e muitas vezes a pessoa que tem o capital, não possui a idéia nem o projeto. Mas a união das duas coisas faz com que aquilo aconteça e, verdadeiros milagres acontecem quando se faz uma sociedade. Não fomos nós, foi Deus que fez essa sociedade. Nós entramos com a idéia e o trabalho. Você, nosso sócio entra com o capital. É você quem sustenta essa obra e eu peço que você se sinta realmente um sócio majoritário. A nós é dada a graça de trabalhar e a você é dada a graça de sustentar. Com muita generosidade sustente este Sistema de Evangelização! Deus quer e a humanidade está precisando.