Como o senhor vê o crescimento da Canção Nova na evangelização do mundo em 2005?
É um desafio para nós. Deus nos deu uma ordem: Pede-me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo (Salmo 2, 8). Nós queremos realmente pegar nos remos e ir para o alto mar, como João Paulo II nos manda ir. E, aliás, nós temos o maravilhoso exemplo de João Paulo II: um homem incansável. Ele é um homem que a cada dia se renova. Se ele, no dia de hoje, termina o dia estafado, cansado, quase sem possibilidades nós diríamos: Amanhã o Papa não vai ter condições de realizar seus compromissos. Mas, na manhã seguinte, a gente vê o Papa totalmente renovado. Quanta gente já decretou a morte do Papa há 3, 4, 5, 10 anos, e ele está firme aí. Nós queremos ser igualmente firmes.
Nós queremos usar todos os meios de comunicação. A Internet é um deles, mas nós temos usado, graças a Deus, da Rádio, da Televisão, dos discos, dos CDs, dos vídeos, de grandes eventos, de livros, de revistas… Nós queremos entrar no mundo secular. Nós queremos estar onde o povo está. Nós queremos estar nas bancas de jornais, nas prateleiras dos supermercados, nas salas de exibição de cinema. Nós queremos ir onde o povo está, do jeito de Jesus. Jesus, por exceção, ia pregar nos lugares sagrados. Ele ia à sinagoga algumas vezes. Ele ia ao templo algumas vezes. Ele estava sempre com o povo: nas estradas, na beira do lago, no mercado daquele tempo, pois, onde o povo estava, lá estava Jesus. Nós queremos fazer a mesma coisa, é isso que nós desejamos fazer no ano 2005. E convidamos você, que é internauta, a estar conosco. Seja qual for a sua língua, a sua nação, a sua cultura. Faça parceria conosco, para que a gente leve mais longe e mais fundo essa contribuição. Para que Jesus seja conhecido e assim o mundo novo possa acontecer.
A Canção Nova atualmente tem todo um Sistema de Comunicação em favor da evangelização. Entre esses meios, contamos com a Internet. Como esse meio pode se tornar cada vez mais atrativo aos internautas?
Nós queremos a sua parceria. Porque a gente sabe que o forte da Internet é a interatividade. Então, nós precisamos disso, e na Internet se consegue isso, o feedback é imediato. Se o que está do outro lado não está gostando, ele pode imediatamente mostrar: que não é assim, que não é isso que ele está esperando. Que não é disso que ele gosta. Que ele está esperando outra coisa, pois, a necessidade dele é outra. Nós queremos realmente um meio atrativo e um meio que satisfaça a necessidade.
Então, por favor, é um favor que eu estou lhe pedindo: interaja conosco. Seja altamente participativo: diga, mostre, fale, aponte. Não tenha medo, nós estamos aqui justamente para assumir tudo aquilo que você vai dizer, assimilar tudo aquilo que você nos apresenta para melhorar . Para que você tenha a Internet, para que você tenha a WebTV, que você precisa e muitas pessoas da sua nação, da sua cultura, da sua língua precisam, nós precisamos de você. Você é o principal responsável por isso. Se você nos ajudar, nós faremos este meio ser um sucesso.
Olhando o panorama da Igreja no mundo moderno, como a Canção Nova pode contribuir para e evangelização de povos tão diferentes, como americanos, europeus, asiáticos, latinos?
Mais uma vez, eu volto a dizer que precisamos de parcerias. Você na sua nação pode ligar-se conosco e traduzir o que nós fazemos para a sua língua. Você pode interagir conosco na sua língua e na sua cultura, porque não basta levar a mensagem, é preciso levar a mensagem na cultura. Você, que está agora em contato conosco, pode ser o nosso grande auxiliar. Aliás, a evangelização não se faz sozinha. E interessante que Jesus quando mandou Ele só tinha 12 apóstolos Ele tinha o mundo inteiro para mandar aqueles Apóstolos, então, ele foi econômico, Ele mandou dois a dois. Nos tempos de hoje, Ele mandaria 20, 30, 80 pessoas para cada lado. Por quê? Para se ter eficiência é preciso trabalhar em conjunto, em grupo, é preciso muita gente.
Então, a evangelização se faz assim: nós estamos precisando de você. Nós estamos precisando da sua língua. Nós estamos precisando da sua cultura. Nós precisamos que você se una a nós para que as pessoas da sua nação, da sua língua, da sua cultura, recebam Aquele que é capaz de fazer novas todas as coisas: Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós só podemos evangelizar o mundo juntos: sozinhos, não conseguiremos.
Recentemente a Revista Veja declarou que a Canção Nova é a Comunidade Carismática de maior influência na América Latina. O que o senhor diz a esse respeito?
É uma tremenda responsabilidade. A Veja, quando diz, é porque ela examinou muito bem. Ela não faria uma afirmação assim, se ela não tivesse bases muito sólidas e, isso aumenta a nossa responsabilidade. Nós sabemos por estatísticas, que os países onde Deus mais derrama o Espírito Santo em ordem crescente, são: em terceiro lugar no mundo, as Filipinas; em segundo lugar no mundo, a Coréia; e em primeiro lugar, o Brasil. Isso é uma alegria muito grande, a gente pode realmente dizer que Deus é brasileiro (não fique com ciúme você que é de outra nação). Mas, Deus caprichou com o Brasil certamente porque nós precisamos mais. E por outro lado porque o Brasil é um país muito comunicativo, e até o nosso jeito de ser, o nosso jeito pobre, o nosso jeito simples de ser acaba sendo criativo. Nós somos assim muito comunicativos. Por isso, Deus caprichou no Brasil.
É o que eu tenho dito sempre: se o Brasil é o lugar onde Deus derrama mais Espírito Santo, eu ofereço para ele esse território que nós temos. Eu ofereço a Ele os meios que recebemos e isso tudo que temos para que Ele possa derramar o Espírito Santo, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. Eu estou nesse momento oferecendo ao Senhor a nossa Internet, o nosso Portal, para que Ele use dele livremente. Para que não apenas o Brasil seja o país onde mais o Senhor derrama mais o Espírito Santo no mundo, mas, que através do Brasil, através da Canção Nova, através desse Portal, Ele possa atingir a todas as nações, a todas as culturas, a todas as línguas – do jeitinho de Pentecostes, porque logo depois de Pentecostes, vieram pessoas de todas as nações falando todas aquelas línguas e todos foram atingidos. Hoje, a Internet pode fazer isso e eu faço votos que ela realize isso.
No crescimento da Canção Nova, para a evangelização do mundo, como é o relacionamento dela com o Vaticano, no sentido de estabelecimento de direções em comum?
Mais do que nunca, a Igreja está interessada nisso, e os Órgãos da Santa Sé estão trabalhando muito fortemente nesse sentido. Nós, graças a Deus, temos excelentes contatos com a Rádio Vaticano. Nós também temos excelentes contatos com o Centro Televisivo Vaticano. Nós estamos dentro, graças a Deus, do Pontifício Conselho para os Meios de Comunicação, e isso está acontecendo, porque a Igreja é a Igreja, e a Igreja é Católica: Ela abre parcerias. E o bonito é que Ela abre parcerias também com pessoas de outras religiões e até mesmo de outros cultos. Não somente os cristãos, também aqueles que não são cristãos. Muita gente estranha, achando que a Igreja devia ser radical e só ser Católica, ou pelo menos, só ser Cristã. Não. Para poder evangelizar o mundo, como Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura, a Igreja tem que se abrir a todas essas culturas, a todas essas línguas, tem que se abrir a todos os homens de boa vontade.
Se as pessoas estão caminhando por caminhos errados, não é porque elas querem. Se uma nação não recebeu ainda a luz do Evangelho, não é porque ela queira, é porque isto aconteceu, é um dado histórico, é um fato da história deles. No fundo, no fundo, eles estão desejando o Deus Vivo, o Deus Verdadeiro. Eles estão buscando a Verdade. E a Igreja, por ser Católica, se abre a todas essas realidades. A Canção Nova tem tido bons contatos com os Organismos da Santa Sé. Nós queremos melhorar, porque mais do que nunca, é vontade nossa e vontade da Igreja, usar de todas essas instituições, para que a mensagem da qual Ela é portadora chegue até os confins da terra.
O mundo é composto de muitas culturas e necessidades diferentes, como o senhor afirmou. Nesse sentido, o Vaticano ampara diferentes carismas, com: carismáticos, focolarinos, marianos e assim por diante. Nesse sentido, e face ao desafio da evangelização mundial, como o senhor vê a postura da Canção Nova?
Deus deu um dom especial à Canção Nova: ela faz a união dos carismas. Ela não faz os carismas, mas ela recebeu de Deus essa capacidade dada pelo próprio Deus, é um carisma de unir os carismas. Cada carisma é aquilo que é, realiza aquilo que é o seu forte. Cada carisma faz a sua missão. E a Canção Nova faz esse trabalho de unir os carismas, também com os meios que ela tem: Rádio, Televisão, e a Internet, que nós estamos usando neste momento e tudo mais que Deus nos deu. A possibilidade de gravarmos discos, vídeos, fazer livros, para que todos esses movimentos, que são inspirados pelo Espírito Santo, possam fazer a sua tarefa para fazer um mundo melhor. Um mundo da verdade, um mundo da justiça e, principalmente, um mundo do amor, e daí o mundo da paz.
O que o mundo inteiro está buscando é o resultado da união de todos. E é uma alegria muito grande, a Canção Nova poder fazer a união dos carismas. Eu digo mesmo a você que está conosco agora pela Internet: use desse meio. Aproxime-se de nós. Nós queremos unir todos os homens e mulheres de boa vontade em todo o mundo, de todas as línguas, de todas as raças, de todas as nações. Una-se a nós, para que o mundo novo tão sonhado, seja uma realidade. Porque um sonho que se sonha sozinho permanece apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto torna-se uma realidade. É justo que nós sonhemos e realizemos esta linda realidade.