Evite toda espécie de mal

01É preciso, romper com todo mal

Especialmente nós, homens, precisamos tomar uma decisão. Com o pecado não se brinca. Ele é como as grandes moléstias: a lepra, a tuberculose, o câncer, a Aids. Não se pode ficar cultivando células cancerosas, porque toda célula cancerosa se multiplica. É assim que o câncer se alastra: são células que se desenvolvem rapidamente, em cadeias, mas cancerosas. É preciso romper a sequência.O pecado é igualzinho. Ele se alastra. É preciso,
portanto, romper a sequência.

1600x1200-nao-tinhamos-nenhum-valor-mas-jesus-nos-resgatouFoto: Arquivo CN

Quem trabalha com recuperação de viciados sabe disso: ninguém fica só nas drogas mais fracas do início. Droga chama droga! A necessidade vai crescendo dentro da pessoa. A dependência aumenta: o usuário sempre precisa de mais uma dose. Depois, de uma dose mais forte.É assim! É mentira dizer que não vai sair desse estágio. Os viciados e traficantes sabem disso muito bem.

Tanto sabem que não dão logo as doses fortes. Começam pelas mais fracas. Dão até de graça. Sabem que depois, quando chegar às drogas mais fortes, que são mais caras, a pessoa já estará dependente e precisará de doses cada vez mais fortes e cada vez mais frequentes. O pecado também é assim! Por isso a Palavra diz que a nossa riqueza é nos mantermos “afastados de todo pecado” (cf. Tb 4,21b).

Veja também:
:. Podemos encontrar refúgio no Sagrado Coração de Jesus
:. O que endureceu o seu coração? 

Providencialmente, a Palavra diz: “Todo pecado”. Não é somente o adultério, a prostituição, o roubo. Alguns dizem: “Eu não mato, não roubo, não sou corrupto,
mas o resto… Eu sou homem. Afinal, que mal existe?”.

Deus está lhe dizendo: “Terás muitos bens, se fores temente a Deus e te mantiveres afastado de todo pecado,agindo sempre bem na presença do Senhor teu Deus”.Em outras palavras, não dá para ficar no meio-termo. Ou santo ou nada.

Muitos pais acompanham o filho à zona de prostituição.Até o apresentam à prostituta. Muitos, simplesmente, dão ao filho a chave do carro, para ele ir com a namorada a um motel. Infelizmente, fazem isso.

Pensam que é melhor dar dinheiro, fornecer o carro,do que deixar o filho ficar por aí, sujeito a doenças. Que infeliz ideia!

Sim, é uma infeliz ideia, como aquela do pai que pensa: “Uma vez que a corrupção se alastra, é melhor dar ao meu filho a possibilidade de roubar com segurança em vez de deixá-lo por aí correndo risco, até mesmo de morrer”.

Brilhante ideia o pai providenciar para o filho a garantia de roubar com segurança. Que pai maravilhoso,não é? Que sabedoria!

É essa a barbaridade que o mundo está fazendo, mas é preciso que tudo isso mude. E isso só vai acontecer quando as pessoas mudarem. Deus precisa que alguns mudem primeiro. Em geral, se pensa: “Se a situação mudar, se os outros mudarem, claro que eu também vou mudar”. Não. O que Deus quer é que você mude. A partir de você, muitos mudarão.

Deus os abençoe, 
Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.