Jesus, ao entrar no templo, sentiu o coração doer, pois constatou ali uma grande falta de respeito. No templo do Senhor, encontravam-se os vendedores com seus animais: bois, ovelhas, etc. (naquele tempo, eram realizados sacrifícios de animais), resultando em muita sujeira, pessoas comprando e vendendo, gritando… Tudo isso dentro da casa de Deus, a qual se transformou num mercado.
Além disso, como as pessoas, inclusive de outros países, só comercializavam, naquele local, com moeda própria do templo, possivelmente havia os cambistas, muita exploração e corrupção. Ao ver esse triste espetáculo na casa de Seu Pai, Jesus, manso e humilde de coração, não aguentou a situação e transformou uma corda em chicote; com chicotadas, colocou toda aquela gente e seus animais para fora.
O Senhor quer que entremos, agora, na nossa casa e façamos uma limpeza geral, como ele fez no templo em Jerusalém. Embora ela não seja uma casa de oração, é vontade de Deus que sua casa seja um lugar de oração para toda a sua família. Por isso há uma necessidade urgente de realizar a faxina completa.
Assim sendo, devemos eliminar qualquer material que invoque libidinagem revistas, pôsteres, discos, fitas, vídeos etc., e que possam estar nas paredes e gavetas de nossas casas. Conservar esse tipo de material em casa é incoerência. Não faz bem a nós nem aos outros, pois cria um ambiente malicioso, causando uma terrível contaminação espiritual e sexual.
A sexualidade não é algo ruim; ao contrário, trata-se da nossa participação no próprio poder criador de Deus. É por ela que nos tornamos cocriadores da criação de Deus. Só Ele é criador, mas Ele deu ao homem e à mulher a graça de participar do seu poder criador: a capacidade de gerar filhos para Ele.
Os homens casados devem tirar da cabeça a ideia de que, assistindo certos filmes, vão viver a sexualidade plena com a esposa. Eles não podem deturpar algo tão lindo como o sacramento do matrimônio.
Devemos fazer a limpeza de nossa casa o mais depressa possível, para que somente a graça de Deus reine nela. Portanto, não esperemos o surgimento dos problemas para então acordar e fazer da nossa casa um lugar de oração, que precisa estar cheia das bênçãos de Deus, pois onde as bênçãos não entram, fatalmente entra a maldição. Tudo depende de nossa escolha.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova