“Eu sou o Pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; aquele que crê em mim jamais terá sede” (João 6,35).
“Eu sou o Pão da vida”. Pão da vida: alimento da vida. Toda vida precisa de um alimento. As flores precisam de alimento; se não o recebem, não crescem. Os animais também precisam de alimento, desde os pequenininhos, microscópicos, até os grandes. Você precisa de alimento. Pobre de você se não comesse, bebesse, respirasse. Todo ser vivo precisa de alimento. Também a vida eterna, que está em você, precisa de alimento. Esta é uma grande descoberta.
Graças a Deus, pelo batismo você recebe, em si mesmo, a vida divina. A vida de Deus está em você, só que ainda pequenininha, em embrião. É como uma criancinha concebida no ventre da mãe. Ela é ainda pequenininha e precisa de muito alimento, o qual recebe diretamente do sangue da mãe, para poder crescer, se desenvolver e um dia vir à luz. A vida divina está em você dessa maneira.
Você já foi concebido pelo Espírito Santo. Um dia será dado à luz. Então, você se encontrará com Deus face a face para vê-Lo como Ele é e para poder participar de Sua vida. Por enquanto, você está ainda em embrião, por isso você precisa de um alimento especial. Qual vai ser esse alimento para a vida de Deus que está em você? É o que Jesus vem lhe dizer: Ele veio para isso, o Pai O constituiu para isso. O Pai criou um alimento para você: Seu próprio Filho Jesus Cristo é o Pão da Vida Eterna, que está em você.
Quando se fala em “Pão da Vida Eterna”, pensa-se logo na eternidade no céu. Muita gente esquece ou não sabe que essa vida, que Jesus chama de eterna, já está em nós. É vida eterna porque é a mesma vida que você vai viver depois, mas que já está em você, em formação. Está sendo gerada em você. Jesus é o alimento. Ele é o Pão dessa vida eterna que já está em você.
O Espírito Santo quer levá-lo à intimidade com Jesus. Assim como acontece com o alimento, Ele quer que aconteça com Ele e você. Quando nos alimentamos, entramos numa união profunda com o alimento. Nós o comemos, o mastigamos, o digerimos e o assimilamos. Dessa forma nós e o alimento nos tornamos um. E porque formamos um com o alimento ele nos nutre. É assim que Jesus quer ser para você, é essa união que Ele quer com você.
Jesus quer ser um com você, com cada cristão, de tal maneira que Ele possa, então, assimilá-lo e você O assimilar também. Uma assimilação mútua. Você assimila Jesus e Jesus o assimila, formando um. Aquilo que Ele é passa para você O assimilar. Uma assimilação mútua. Você assimila Jesus, e Jesus o assimila, formando um. Aquilo que Ele é passa para você. O Filho de Deus que Ele é, Ele passa para você também. Dessa forma você é alimentado pelo Senhor.
A Palavra de Deus é alimento. Mas por quê? Porque nela você se encontra com Aquele que é a Palavra. A Palavra existe não somente para que façamos com ela elucubrações mentais para sermos instruídos intelectualmente por ela. A Palavra é um meio para que nós entremos em relação íntima com Jesus, para sermos um com Ele, para termos intimidade com Ele e usufruir de Sua presença amorosa. O que acontece é uma “osmose”. O que Jesus é passa para você e você também forma um com Ele. É dessa maneira que acontece com o filho e a filha de Deus que está em você, em gestação.
Porque Jesus queria que assim fosse, Ele deu um passo a mais: se fez comida, bebida, para que compreendêssemos melhor; e para que Ele fosse cada vez mais Pão da Vida Eterna, Ele foi ao extremo do amor e se fez verdadeira comida e verdadeira bebida e mandou que O comêssemos e O bebêssemos. Ele nos disse isso com toda a clareza:
Em verdade, em verdade, eu vos digo, se não comeres a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (João 6, 53-54).
Na Eucaristia você se encontra com Jesus, que é Vida, Salvação, Alimento, Pão para a vida eterna. Ele lhe dá e lhe transmite Sua vida. Então cresce a vida que já está semeada e concebida em você. A comunhão é mais que um encontro com Jesus, Pão, alimento da Vida. Jesus é e será Pão da Vida Eterna. Você encontra de várias maneiras a pessoa de Jesus, mas um encontro especial, o mais importante se dá nesse maravilhoso sinal que Ele deixou: sendo a própria comida e bebida.
“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,56).
Veja que beleza! “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Ele explicou: “E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim” (João 6,57). Jesus e o Pai são um. Jesus vive pelo Pai. Ele lhe diz da mesma forma: “Quem come a minha carne viverá por mim, será um comigo”.
(Artigo extraído do livro “O Pão da Palavra”, de monsenhor Jonas Abib).