“O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: ‘Eu mandei cortar a cabeça de João Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?’ E procurava ver Jesus” (Lucas 9,7-9).
No coração de cada homem e de cada mulher há uma atração para Aquele que é o nosso Salvador. O Evangelho nos fala dos gregos pagãos que queriam ver Jesus. Há também o cobrador de impostos que subiu numa árvore para ver o Senhor. Embora fosse corrupto e odiado, havia neste homem uma atração enorme por Deus. Como ele se chamava? Zaqueu.
Jesus disse a Zaqueu que iria comer em sua casa. Quando Ele chegou, o cobrador de impostos disse que não queria mais roubar e que devolveria o quádruplo do dinheiro que havia tirado das pessoas. Também o apóstolo Mateus, que era cobrador de impostos, queria ver Jesus, sentia-se atraído por Ele. O Senhor, então, pediu que este O seguisse. Esse homem largou tudo, seguiu-O e tornou-se São Mateus, o primeiro apóstolo a escrever o Evangelho.
Maria Madalena também tinha um grande desejo de encontrar Jesus, mas não sabia se Ele a aceitaria por causa da vida que ela vivia. Jesus veio do céu para ser o nosso Salvador, daí a atração que Ele realiza em cada coração humano. Quando ela se aproxima de Cristo, tudo muda na vida dela. Jesus também muda, porque, até então, nenhum profeta tinha uma discípula mulher. Ela foi a primeira, mas, depois, arrastou outras mais, como Joana, esposa do superintendente de Herodes.
Herodes, por sua vez, era muito fraco, faltou-lhe coragem e decisão, mas que Jesus também exercia uma atração sobre ele, isso é real. O coração desse rei tremia na presença do Senhor. Se ele se desvencilhasse de tudo aquilo com que havia se envolvido, o próprio Jesus o teria recebido também.
Meus irmãos, eu falei de homens e mulheres do Evangelho, mas o importante para nós é saber que o Senhor continua exercendo uma atração sobre o coração de toda humanidade, inclusive dos transviados, de todas as pessoas por pior que elas sejam. Assim como Herodes, todos têm, em seus corações, o desejo de aproximar-se de Jesus Cristo, de terem o seu encontro pessoal e serem salvos por Ele. Nossa base é saber que Ele exerce essa atração em nós.
Muitas vezes, as pessoas estão tão enleadas em suas vidas que não têm coragem de largar tudo e seguir Jesus. Por isso, por pior que você seja, por pior que tenha sido ou continue sendo a sua vida, você precisa compreender que deve dar um passo para o Senhor porque mais do que o seu querer é Jesus quem quer a sua conversão.
Além de haver pessoas muito más, depravadas, existem também pessoas que se acham “boas”, porque não têm grandes pecados e não cometem grandes erros em suas vidas. Mas elas cometem “pequenos pecadinhos” embora pecadinhos não existam , e, porque não se acham más, pois não roubam, não matam nem são como os bandidos e corruptos, também não vão para Jesus. Por essa razão, muitas vezes, a conversão de um “bom” é muito difícil, pois, por se considerar bom, não tem coragem de se tornar cristão para valer e ter o seu encontro pessoal com o Senhor.
A todos aqueles que têm uma vida errada, e também àqueles de sua família que estão muito longe do Senhor, eu digo: “Não desanimem. Rezem muito, peçam ao Senhor e suas orações terão efeito”.
Se vocês podem falar, falem; se vocês podem fazer, façam tudo o que puderem por essa pessoa que precisa se aproximar de Jesus. Mesmo que ela seja alcoólatra, viciada, não a desclassifique, pois para Deus não existe lata de lixo nem para a pior pessoa. Se você já fez tudo o que podia e já não pode mais falar, porque a pessoa já não suporta ouvi-lo, reze, porque é Jesus dizendo: “Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (João 6,37-39).
Na Palavra de Deus, o Senhor está dizendo que o próprio Herodes procurava ver Jesus. Quanto mais você, que sente, no seu coração, essa atração!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova