Agora, nestes últimos tempos, o que está para acontecer é a segunda vinda do Filho de Deus. Confira a seguinte passagem do Antigo Testamento, em que o salmista, inspirado, já o prenunciava:
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, anunciai dia após dia a sua salvação. […] exulte o campo e o que ele encerra, alegrem se as árvores da floresta diante do Senhor, pois ele vem, ele vem julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e com sua fidelidade todas as nações” (Sl 96,1-2.12-14).
“Cantai ao Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas. Deu-lhe vitória sua mão direita e seu braço santo. […] Os rios batam palmas, juntas exultem as montanhas diante do Senhor pois ele vem julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e os povos com retidão” (Sl 98,1.8-9).
Por enquanto, o príncipe deste mundo está reinando. E, sabendo que pouco tempo lhe resta, veio com todo furor e ira contra nós. Por isso, nosso sofrimento aumentou – a maldade, a corrupção, a deslealdade, o ódio, a destruição, a violência, a agressividade, os assassinatos, os roubos, os vícios, o despudor. Estamos perdendo nossos filhos, nossas famílias… “É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso […]” (Jo 12,31).
Estamos agora numa batalha decisiva: ou ficamos de um lado, lutamos e damos de tudo por ele, ou fatalmente caímos para o outro lado. Se você se encontra no meio-termo, já está inclinado para lá. Porque quem domina é o príncipe deste mundo. Então, perguntamos: “Mas Deus é menor? Deus é impotente?” Não! É que o príncipe deste mundo já o estava governando. Deus lhe deu a direção deste mundo e até agora não a tirou. Mas tenha a certeza de que tirará! Isso está revelado no livro do Apocalipse. João já viu e acontecerá:
“Depois disso, vi um anjo descer do céu. Tinha nas mãos a chave do Abismo e uma grande corrente”. Ele agarrou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, satanás. Acorrentou-o por mil anos e lançou-o dentro do abismo. Depois, trancou e lacrou o abismo, para que o dragão não seduzisse mais as nações, até que terminassem os mil anos (Ap 20,1-3a).
O príncipe deste mundo será precipitado no abismo. A vitória já está decidida. Deus esperou todo esse tempo para que o seu reino atingisse a cada um de nós. Ele não interveio antes porque faltava você. Há quanto tempo você se converteu? Quantos se converteram no ano passado? Neste ano? Quantos se convertem hoje? E quantos ainda precisam se converter? “O chefe deste mundo já está condenado” (Jo 16,11). Quando o dragão for precipitado nos abismos, fechado e lacrado para não mais sair, então, o Senhor virá, como Rei, como o Senhor, com a glória e o poder de um Cristo que foi crucificado, de um Messias que morreu numa cruz. Ele resplandecerá por sua obediência ao Pai, por suas chagas que nos compraram, e todos os olhos o verão. Mesmo aqueles que o crucificaram verão suas chagas gloriosas. Cada chaga de Jesus brilhará como o sol.
Você não imagina como será bela a vinda do Filho de Deus, que é também o Filho do Homem, o Filho de Maria, o nosso irmão. O que não tivemos, teremos agora. Neste momento, não podemos entender, mas em breve entenderemos que o plano de Deus foi repleto de misericórdia, glorioso, lindo.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro do Monsenhor Jonas Abib : “Céus Novos e uma Terra Nova”