A proclamação Jesus Cristo é o Senhor, que usamos muitas vezes, tornou-se para muitos algo que não lhes chama mais à atenção. Acostumamos-nos, habituamo-nos a essa importantíssima realidade que deve ser proclamada sempre e por todos nós, mas de maneira consciente e convicta.
A Festa de Cristo Rei, que celebramos, deve ser para todos nós uma chamada especial de atenção: “Jesus Cristo é o Senhor” deve ser uma realidade reassumida por todos nós com força total. Jesus Cristo é o Senhor dos senhores, é o Rei dos reis pela Sua própria natureza, por Sua essência.
Por isso precisamos assumi-lo e não nos acostumarmos com esta realidade e esta proclamação.
Vou colocar, agora, em primeira pessoa, para que assumamos juntos: “Jesus Cristo é o meu Senhor”. Ele é o Senhor da minha vida, da minha família, das minhas capacidades, dos meus dons e das minhas qualidades. Senhor dos meus bens, do meu trabalho, dos meus negócios. Senhor dos meus projetos e sonhos, das minhas metas e conquistas. Senhor dos meus sentimentos, da minha vontade e das minhas decisões. Enfim, Ele é o Senhor de tudo aquilo que eu sou e tenho. E eu quero e preciso assumi-lo. Eu sou o administrador e preciso administrar bem. O Senhor, porém, é Ele. O que eu preciso fazer é assumir esta linda realidade na minha vida prática.
Veja o que diz a Palavra de Deus: Ele humilhou-se até a morte e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou, acima de tudo, e Lhe deu o nome que está acima de todo o nome (Fl 2,8-9).
Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e nos infernos (F1 2,10). Veja: o Pai colocou tudo e todos sob o Seu domínio, sob a Sua autoridade. Jesus é o Senhor e, diante d’Ele, dobram-se todos os joelhos, até mesmo nos infernos.
A Palavra de Deus conclui: E toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11).
Devemos assumir essa maravilhosa realidade: “Jesus Cristo é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele é o meu único Senhor”. A partir da Festa de Cristo Rei, precisamos assumir um novo ponto de partida para nossa vida.
Proclame com os lábios e com a vida: Jesus Cristo é o meu Senhor!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova