O livrinho “Práticas de jejum” nasceu por causa de minha experiência e de minha própria necessidade de fazer o jejum. Escrevi-o primeiramente para a Comunidade Canção Nova, só depois é que foi publicado, tornando-se este livro, que tanto faz bem a todos, pois, os cristãos têm o desejo de jejuar, porém não sabem como fazê-lo.
Conto-lhes também algo sobre minha mãe que, no último ano de sua vida, morou comigo aqui na Canção Nova, e grande foi a alegria dela ao fazer pela primeira vez o jejum. Ela estava muito feliz e me disse: “Meu filho, não imaginava que eu iria conseguir!”, e a partir daí ela o praticava sempre”.
Dentre os vários métodos que há para se praticar jejum, o mais simples é o “jejum da Igreja”, o qual nos pede que façamos poucas refeições, ou seja, apenas a da manhã, do meio-dia e a da tarde. É fácil de praticá-lo, pois muitas pessoas já fazem suas refeições desta forma, porém, é preciso fazê-lo com o espírito de jejum.
Muita gente pensa que não é capaz de jejuar. Aprenda a fazer o jejum e a usufruir do bem que ele lhe proporciona. Porque há situações, como nos ensina a Bíblia Sagrada, que só serão solucionadas com a prática do jejum e da penitência.
Padre Jonas Abib
Veja também: