Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça” (Mt 11,11-15).
Este trecho do Evangelho segundo Mateus é muito incisivo. Por um lado, Jesus diz que de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. Ele foi escolhido por Deus, ungido já no seio de sua mãe, porque, ali, junto dela, estava a Virgem Maria, a Arca da Aliança. Por isso, Isabel proclamava: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).
Já pelo batismo nos tornamos verdadeiros filhos de Deus. Veja a graça e a maravilha de sermos filhos d’Ele! Hoje, estamos mais perto do que ontem da segunda vinda de Jesus e da instalação do Reino dEle, que será para sempre.
Agraciados são aqueles que vão viver nesse Reino para sempre com Jesus, pois este não terá fim. Porém, para que isso aconteça, é preciso que vivamos por esse Reino, esforcemo-nos por ele.
“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mt 11,11-12).
Jesus não está falando de guerra, mas você sabe o esforço que temos de fazer para continuarmos sendo filhos d’Ele. Infelizmente, o mundo foi transformado para pior e uma “água lodosa” está carregando tudo e todos para as trevas. Porém, nós, que queremos viver a glória de Deus, temos de lutar continuamente contra o pecado, contra satanás e este mundo que está nos arrastando para as trevas. Precisamos ser violentos, e a violência que o Senhor quer de cada um de nós é a oração, o zelo pela salvação dos nossos.
Essa violência não significa que devamos ficar “falando na cabeça” dos outros, mas vivendo como filhos de Deus, de acordo com as leis e os mandamentos d’Ele, levando uma vida verdadeiramente evangélica. Podem achar e dizer que você é beato, mas eles estão vendo sua vida, a sua luta de ser cristão, de gastar o seu tempo com a Igreja, de ser líder no grupo de oração.
O salmista proclama no Salmo 144: “Misericórdia e piedade é o Senhor”. Este Salmo não nos diz que Deus “tem” misericórdia e piedade, mas sim, que Ele “é” misericórdia e piedade para conosco. Ele é infinita paciência e compaixão para cada um de nós.
Seja misericordioso você também com os seus, com a sua família, com as pessoas que trabalham com você, porque assim é o nosso Deus.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova