Para é preciso uma nova geração. O Senhor está nos escolhendo desde agora como sementes dessa nova geração. Quando plantamos uma semente, a planta que vai nascer será de acordo com a semente que foi plantada. Se plantarmos sementes de alface, nascerão pés de alface. Se semearmos feijão e milho, nascerão pés de feijão e de milho. Somos sementes de uma nova geração. Deus quer colher nesta terra uma geração nova, para uma nova humanidade.
Deus nos selecionou! É uma dura seleção, mas é necessária. Para a seleção do Brasil, os atletas são selecionados: escolhidos entre muitos e preparados duramente. Todo atleta precisa passar por um duro treinamento para estar pronto, para ter fôlego e conseguir chegar ao final. O Senhor nos trata dessa forma. Ele é exigente conosco, porque fomos selecionados e escolhidos para sermos sementes de uma nova geração. Não é uma coisa qualquer.
Se você soubesse que foi escolhido para uma seleção de futebol, de vôlei ou de basquete, com certeza não estranharia as exigências dos treinadores: a indicação de não beber, de não fumar, de ter uma alimentação adequada, noites de sono e tantos exercícios físicos.
Deus nos escolheu como semente de uma nova geração, por isso está se esmerando na preparação dessas sementes, para que nenhuma delas se perca. Quando semeamos sementes velhas, mal selecionadas, num canteiro bem preparado, podemos regar e tomar todos os cuidados, mas, infelizmente, a maior parte delas não nascerá. O Senhor não quer que isso aconteça conosco.
O Altíssimo quer produzir uma geração de homens e mulheres novos. Sabendo disso, o demônio quer exterminar a riqueza da humanidade: a nossa juventude. Ele quer exterminá-la mediante o sexo desregrado, a bebida, as drogas e as consequências todas que vêm daí. Talvez você tenha entrado por esses caminhos errados. Volte! Faça uma boa confissão. Recomece tudo de novo. Você é capaz de permanecer na graça de Deus. É necessário ser coerente. O Senhor lhe dará forças para superar, mas é preciso força de vontade: decisão. E isso cabe a você.
Para que aconteça o sacramento da Eucaristia, precisamos colocar o pão, o vinho e a palavra do sacerdote: esta é a nossa parte. Se não a fizermos, o
não terá como realizar a . Somente quando o padre proclama as palavras da consagração é que o Espírito Santo pode entrar em ação e realizar o milagre da Eucaristia.
É isso que acontece no nosso caminho de santificação: quando você coloca a sua decisão, o Senhor vem e coloca o Seu poder. Deus não quer fazer nada sozinho, e nós não conseguimos fazer nada sozinhos. É preciso unir os dois elementos desta jornada maravilhosa: o querer de Deus com a nossa decisão. Deus quer fazer de nós sementes de uma nova geração. Se entramos com a nossa decisão, o querer de Deus acontece. Sem a nossa parte, nada acontecerá. Deus quer. Você decide. Da nossa parte é preciso assumir e corresponder à própria escolha:
Pois muitos são chamados, mas poucos são os eleitos (Mt 22,14).
O Pai gostaria que todos os Seus filhos fossem eleitos, mas, infelizmente, poucos são aqueles que levam a sério a sua escolha. Leve a sério a sua seleção! As exigências são mínimas para alguém que foi selecionado para ser semente de uma nova geração.
Trecho do livro