Se pegarmos um lenço e o mergulhamos em uma vasilha com suco de morango, o suco penetrará nas fibras do tecido e ele ficará vermelho. Em seguida, se levarmos o lenço à boca, sentiremos o gosto do suco. Se o espremermos, o que sairá dele? Suco, é claro, porque o suco nele penetrou.
Era isso que Jesus dizia ao usar o verbo “batizar”: “João batizou com água, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1,5).
Não se trata de derramar o Espírito Santo em nós, mas de nós sermos derramados n’Ele. É como mergulhar um lenço na água: ele fica impregnado, pois todas as fibras do tecido ficam cheias de d’água. O mesmo deve acontecer com cada um de nós. “Vós sereis batizados com o Espírito Santo”. Para que Ele nos impregne e penetre em todas as fibras do nosso ser, precisamos aceitar ser mergulhados n’Ele.
Imaginemos, agora, um copo cheio de um bom vinho forte. Eu mergulho um lenço nele, depois o aperto contra a boca. Beberia vinho ou não? E se eu o escorresse na boca várias vezes, ficaria bêbado? Claro! O vinho encharcaria o meu lenço e o que iria escorrer seria o próprio vinho, não apenas o seu cheiro, gosto ou cor.
Ser banhado no Espírito é a grande graça que recebemos. Ele toma conta de nós, e o que levamos aos outros não somos nós, mas o Espírito Santo.
Então, chega-se a uma conclusão importante: os dons estão intimamente ligados à graça de receber a efusão do Espírito Santo. Quem foi batizado não pode ficar sem os dons, já que eles são a mais legítima expressão de Deus.
Quando somos batizados, quem recebemos? O Paráclito com tudo aquilo que Ele é. Quando O recebemos, é junto com todos os Seus dons.
O importante é que os dons não são para nós. Ao ficarmos impregnados do Espírito de Deus, levamos às pessoas o poder, a autoridade, a cura, o consolo, a palavra, a sabedoria e a ciência que vêm do Espírito. Quem cura é Ele por meio de nós. Assim Ele age e faz a Sua obra.
Efusão, dons e carismas do Espírito Santo estão intimamente ligados. É uma questão de querer e pedir. Portanto, peçamos agora:
“Vem, Espírito Santo! Jesus, nosso Senhor, realiza a Tua promessa: ‘Vós sereis batizados no Espírito Santo’. Quero, Senhor, o Espírito Santo com todos os Teus dons, por nosso irmãos, pela igreja e por Teu povo. Vem, Espírito de Deus”.
Artigo extraído do livro “Aspirai os dons espirituais”, de monsenhor Jonas Abib.