Toca-me, Senhor! Eu preciso do teu toque

O que mais faz sofrer o coração do Senhor é que nós, que temos os seus dons e que trabalhamos na Igreja, não ouvimos a sua voz. É claro: quem não ouve é surdo, e nós hoje encontramos muitos surdos espiritualmente. Este milagre, que vamos ver, nos traz grandes ensinamentos:

“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!'” (Marcos 7, 32-33).

A primeira coisa que Jesus fez foi afastar-se da multidão com aquele homem para estar a sós com ele. O Senhor já começa a nos ensinar. Os nossos ouvidos já estão tão saturados de tantas coisas que ouvimos! E os nossos olhos também o estão por tantas coisas que vemos. O mundo de hoje é assim, ele nos satura com tanta coisa que vemos e ouvimos. É por isso que o próprio Senhor conversou com aquele homem à parte.

Muitas vezes, nós acabamos desobedecendo a Deus, somos levados pela correnteza e por isso acabamos desobedecendo. Um dia, nós acordamos (e é bem verdade que, infelizmente, muitos nem acordam) e nos vemos longe de Deus. É por isso que o Senhor nos quer “isolados” com Ele. É uma necessidade para mim e para você.

É impressionante: não basta trabalhar para Deus. É uma grande tentação para nós que trabalhamos na Igreja não prestarmos atenção em Deus. Vamos à igreja, mas estamos muito mais atentos às coisas que devemos fazer do que no Senhor.

Jesus viu a necessidade daquele homem. E como nós também precisamos que isso se repita conosco! Não sei se você sente, mas eu já sinto no meu coração o desejo de dizer a Jesus:

“Toca-me Senhor, eu preciso do teu toque. Mil coisas têm me atraído, por isso não tenho te escutado. Não tenho feito a tua vontade, não te escutando, por isso muitas coisas estão erradas em minha vida. Por isso, Senhor, as pessoas que estão à minha volta, de acordo com o meu conceito, é que estão erradas, e não constato que o problema está em mim.

Se eu te obedecesse, Senhor, agiria totalmente diferente com as pessoas. Eu pensaria diferente, agiria diferente. Sinto, Senhor, a necessidade de ser tocado por Ti. Toca-me, Senhor, e transmita o teu amor ao meu coração, pois eu preciso muito dele. Só o Senhor pode abrir os meus ouvidos como abriste os ouvidos daquele surdo. Que eu te siga, Senhor, que eu sempre te acompanhe”.

Veja que beleza que o Senhor fez, Ele tocou nos ouvidos daquele homem e depois olhou para o céu, porque é de lá que vem a graça.

“Eu preciso, Senhor, abrir-me a Ti, que o Senhor mesmo diga: ‘Efatá’ para meus ouvidos, para minha cabeça, para os meus olhos. Que Tu mesmo digas que basta uma só palavra para que isso aconteça. Concede-me essa graça hoje. Abre, Senhor, também meu coração.

Meu coração, por causa de tanto sofrimento, acabou ficando calejado; até mesmo fui me tornando insensível a Ti e também aos outros. Senhor, abre o meu coração, eu preciso ter o coração aberto. Tu sabes onde tocar para que eu seja curado. Talvez eu [você] tenha perdido alguém muito especial e até mesmo eu [você] tenha me decepcionado Contigo. Eu te julguei, Senhor, e o meu coração se fechou, por isso, tem misericórdia de mim!

Como necessitado eu peço: toca o meu coração! A palavra capaz de mudar tudo é essa: ‘Efatá’! Meu coração se abre para Ti, para tua Palavra, para as pessoas, para a vida. Obrigado, Senhor, porque realizas um milagre, como fizeste com aquele surdo. Obrigado porque abriste meus ouvidos, minha mente e meu coração.”

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.