A solução de todos os problemas

“Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” (João 14,5).

Eu tenho a certeza de que todos nós já ouvimos e conhecemos bem esta palavra, mas com o tempo nos acostumamos demais com ela a ponto de não a percebermos mais. Estamos aqui diante de algo maravilhoso.

A pergunta de Tomé foi exatamente esta: Como chegar a Deus? Como chegar ao céu? Não sabemos, Senhor, qual caminho percorrer. As religiões, com muita boa vontade, procuram caminhos para buscar a Deus. Mas, Jesus veio ao mundo e disse: “Eu sou o Caminho”. Uma vez que permitimos que Jesus nos conduza, já estamos no caminho. Jesus não parou aí. Ele não é somente o Caminho, mas também é a Verdade. A solução Jesus já trouxe: Ele é a verdade; quem acolhe a sua Palavra já está vivendo a verdade. Mas, Jesus acrescenta mais ainda: “Eu sou a Vida”. Quem não O encontra, não encontrou a vida eterna – estará procurando o caminho, a verdade e a vida, mas não os encontrará.

Deus tomou a iniciativa e veio ao nosso encontro. Uma vez que o Filho de Deus veio, tudo foi estabelecido. E uma vez que religião é religar-se com Deus, o caminho é Ele, a verdade é Ele e a vida também é Ele. Meus irmãos, aí esta o fundamental para nós.

“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito” (Jo 14, 1-2).

Aliás, ligado a isso, um pouco mais à frente, Jesus diz:

“Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).

É claro: no mundo nós teremos aflições, o mundo é assim mesmo. Nós estamos numa guerra espiritual. Você não pode ignorar que existe um inimigo. O próprio João Paulo II muitas vezes falou sobre estas forças que nos rodeiam e que o Evangelho chama de “as forças das trevas”. Olhando para nossa vida podemos constatar que acabamos sendo como uma ilha cercada de problemas, mas não podemos permitir que estes problemas venham a ser o centro de nossas vidas. Jesus disse que seríamos uma ilha cercada de problemas, porém também disse: “Coragem! Eu venci o mundo”. Não nos amedrontemos diante das diversas situações que nos acontecem. Aprendamos a enfrentar os problemas. Quando não nos atemorizamos, não nos desesperamos diante deles [problemas], mas os enfrentamos, e assim, conseguimos encontrar a solução. Que aventura linda é buscar o caminho da solução dos problemas! Desenvolver os cálculos e chegar à solução deles. Todos eles têm solução, só que assim como na matemática, todos têm de ser enfrentados.

A solução de todos os problemas é Jesus, mas diante dessa verdade não podemos cruzar os braços. Caminhando com o Senhor, vamos chegar à solução de todos os problemas. Eu fiz, graças a Deus, uma “matemática” muito boa e tive muitos professores bons. E sou muito mais feliz por encontrar a solução dos meus problemas em Jesus. A Canção Nova só é o que é, hoje, porque soube enfrentar os problemas com o Senhor! É isso que Jesus está nos ensinando hoje. Ele é a porta, não só o Pastor, mas também a porta pela qual devemos passar e entrar. Para isso, a Palavra de Deus nos dá esta ordem: Coragem!

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.