Ame! Pois Deus é amor

Nós, que vivemos de acordo com os dons carismáticos, precisamos fazer um momento de confissão comunitária, todos nós sem exceção. Somos por demais exigentes no caminho dos carismas e, muitas vezes, nos esquecemos do caminho de santidade. Contudo, não vai ser apenas por esse caminho [carismas] que vamos ser julgados. Veja no Sermão das Montanhas, Jesus diz que nem todo aquele que lhe disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que fizer a vontade de seu Pai que está nos céus (cf. Mateus 7:21). Mesmo se pregarmos, realizarmos curas e prodígios em nome do Senhor poderemos não ser reconhecidos por Ele, e por quê? Se não realizarmos a principal vontade de Deus a nosso respeito que é viver a santidade. Ainda há muitas trevas em nosso meio, por isso, mais que usar dos carismas, devemos lutar para alcançar a santidade. Somente assim a eficácia será ainda mais forte em nós e poderemos mudar a realidade à nossa volta.

Deus nos livre de ter tudo e não herdar o Reino de Deus (cf. Livro de Gálatas 5, 13-26). O apóstolo São Paulo fala que os desejos da carne se opõem aos do Espírito. Santidade é enfrentar todas as situações de nossa vida, mas enfrentá-las com o fruto do Espírito que é a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura e a temperança (cf. Gálatas 5:22). Mesmo quando nos desprezam ou traiam, ainda que a morte chegue, ainda que pareça não haver mais chão sob nossos pés… Precisamos enfrentar tudo com amor. Pois se não enfrentarmos essas situações assim, sempre vamos reviver tudo, nos martirizando, de modo que tudo o vivido não vai se desapegar de nós. E por quê? Porque enfrentamos tudo com raiva, rancor, ódio, e com sentimento de vingança.

Nas coisas mais difíceis da vida, o Espírito Santo nos sopra o amor para que as superemos. É um amor sofrido, dolorido, amor de cruz, de martírio. Seu filho está nas drogas? Isso é doloroso demais, é um verdadeiro martírio. Seu marido está bebendo? Isso é terrível! Você deve dizer que não agüenta mais… Meu irmão, minha irmã, sozinhos não agüentam mesmo! Mas é pelo Espírito que vocês conseguirão suportar tudo isso. É com o amor da cruz que vocês terão gestos e sinais concretos do amor. Talvez o problema não esteja em seu marido ou filho, mas é seu superior, seu colega, ou seu irmão religioso ou de grupo de oração que o faz sofrer. A nossa primeira reação é a impaciência, e falamos para todos, murmuramos, criticamos e acabamos cheios de ódio. Sozinhos não mudaremos isso, só com a força do Espírito Santo. Quando perdoamos, amamos. Isso nos traz uma grande paz, a qual o mundo não conhece e, talvez, você não a conheça ainda. Peça essa graça ao Senhor. E que você exale o perfume do amor e do perdão. Esse é o segredo da santidade!

Você vai ver que essa paz vai produzir alegria, fazendo com que você seja alegre, mesmo ao carregar a cruz. Eu sei que há cruzes que você carrega há anos, e que você tem sido um verdadeiro herói. Mas, sem perceber, talvez tenha perdido a chance de ser santo.

Ame! Pois o Espírito Santo é amor! Tenha gestos de amor e seja transformado para que assim ajude os demais na mudança. Jesus quer ser “um Jesus com seu nome”. Ele quer agir em você! Eu preciso ter o rosto de Jesus. Se eu reajo, se tenho a determinação do amor, isso vai acontecer! Passaremos a ter mais brilho no olhar, o nosso sorriso será como o de Jesus, tudo ficará mais belo. Não nos moldemos de acordo com o mundo, mas no molde de Deus!

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.