Na nossa vida nada deve ficar entulhado, não podemos terminar o nosso dia sem estar reconciliados com Deus, com nós mesmos e com nossos irmãos. A semana tem um dia que nos ajuda a nos revermos: o dia do Senhor, o Domingo. Não podemos carregar “entulhos” de uma semana para outra. Deus nos dá a graça de revermos nossa vida, rever aquilo que em nossa caminhada não foi bom durante a semana, rever nossas dificuldades, nosso crescimento, nosso relacionamento com Deus e com os outros e rever em que ponto estamos da nossa vida espiritual. O ano está se encerrando, mais do que nunca precisamos nos auto-avaliar. Planejar como vamos caminhar no novo ano. Que metas vamos trilhar?
A revisão de vida nos leva a uma maior intimidade com o Senhor, acalma nosso interior agitado, nos faz perceber a ação da providência divina em nossas vidas, contistui orientação para o nosso apostolado. O Concílio Vaticano II nos aponta que a Igreja está no mundo, nem fora nem separada dele, e exorta os cristãos a não se retirarem da luta do dia-a-dia, mas a discernirem os sinais dos tempos, a colaborarem com todos na construção de um mundo mais humano e a olharem o mundo com os olhos de Deus.
Enfim, a revisão de vida é a reflexão cristã realizada com o fim de adquirir a visão cotidiana em sintonia com o olhar com que o Pai contempla o mundo, tendo em vista a realização do projeto de salvação d’Ele.
Deus abençoe você,
Padre Jonas Abib