Não existe outra maneira de formar evangelizadores como Jesus a não ser pela escola da vida: orando ao Senhor, ouvindo-O, crescendo com Ele. O Senhor nos educa nas coisas da vida, nas dificuldades e nos relacionamentos, diante dos quais, muitas vezes, nos pegamos com o coração aflito. Deus nos ensina por meio do perdão a ser dado ou pedido, na reconciliação a ser feita.
Por tudo isso, forma-se nosso coração e o coração do evangelizador, que evangeliza a partir da própria experiência. O evangelizador é continuamente transformado pelo Senhor, e não é perfeito. Ele não se põe solenemente na atitude de mestre, que sempre porta a Bíblia e caceteia a cabeça dos outros, falando como se fosse o tal, como se já conhecesse todas as coisas, julgando que todos os outros precisam se converter, porque são pecadores. Não é nada disso. O formador colhe todas as coisas no comum e rotineiras para guardá-las e meditá-las em seu coração.
Maria tem sido a Mãe, a mestra, a educadora de cada um de nós
Tudo isso acontece na casa, no coração de Maria. Ela foi a formadora de Jesus e é a primeira formadora dos evangelizadores. Provavelmente, nossos irmãos, ainda mais nos tempos de hoje, não terão outro Evangelho para ler a não ser as nossas próprias vidas. Maria tem sido a Mãe, a mestra, a educadora de cada um de nós, e quanto mais nos deixamos modelar, mais ela fará essa obra linda, caseira e doméstica em nós, porque foi formada em sua casa e na oficina de José.
Deus abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova