Chega de hipocrisia!

Durante toda a sua vida, Jesus foi muito paciente com aqueles que intervinham em suas pregações. E no final de sua vida terrena, Ele teve de mudar de tática e disse a eles: “Ai dos mestres da lei e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade” (Mateus 23: 27-28). Esta Palavra se refere àqueles que fazem questão de ser respeitados pelos demais, mas suas vidas não correspondem aos seus atos. Isso, infelizmente, é uma atitude típica de muitas pessoas que participam da vida da Igreja e até mesmo de algumas que vivem em comunidade.

As palavras hipócrita e hipocrisia correspondem, em sua raiz, ao ato de ‘usar máscaras’. Podemos nos recordar das antigas peças de teatro, cujas personagens não se preocupavam em se maquiar, utilizavam máscaras e interpretavam vários papéis ao mesmo tempo. Mas o que é ‘mascarado’ diante dos homens, não pode ser diante de Deus. Jesus, falando a João no livro do Apocalipse, disse-lhe: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4). O primeiro amor é a graça da conversão, daquele acontecimento que contribuiu para que Jesus chegasse com a salvação para que tivéssemos um amor forte por Deus.

Existe também uma carta em que o Senhor diz a João: “Conheço a tua conduta, tens fama de estar vivo, mas estás morto” (Ap. 3,1b). Muitas vezes, mostramos com nossa hipocrisia que estamos vivos, porque damos palestras, fazemos trabalhos apostólicos, pregações, cantamos… e até parece que estamos assim, mas o Senhor nos diz: “Tu estás morto”. O Senhor nos diz: “Reaviva o que lhe resta”. Sei que isso não se fará de uma hora para outra, porque vamos morrendo por dentro sem perceber, mas lembre-se daquilo que você tem aprendido e coloque em prática tudo o que conhece e no que trabalhou. Observe isso tudo e ponha em prática, pois o Senhor nos fala: “Se não vigiares, virei a ti como ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei.” (Ap. 3, 3b).

Se você não é quente nem frio, você está na “coluna do meio”. E o Senhor nos diz: “Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar” (Ap. 15b-16). Deus não quer que sejamos frios, embora seja preferível isso a sermos mornos. Mas, graças a Deus, o Senhor nos faz uma promessa maravilhosa: “Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap. 3-21). A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo se aproxima. Hoje, estamos um dia mais próximos da vinda d’Ele. Quanto mais nós vivemos, tanto mais próximos estamos da vinda d’Ele. Os sinais nos mostram que o Senhor está vindo; Ele está próximo da nossa geração. Ou o Senhor vem ou nós iremos até Ele.

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.