Comece um vida nova perdoando

Hoje, somos convidados para dar um passo na fé, e isso se refere ao Evangelho de Mateus 18,21–19,1. Quando Pedro pergunta a Jesus quantas vezes era preciso perdoar, o Senhor conta a parábola do patrão que agiu com justiça diante de seu empregado, e este, pedindo-lhe misericórdia, foi perdoado. Contudo, quando o empregado saiu de onde estava o patrão, encontrou um colega que lhe devia um valor mínimo, mas exigiu que este lhe pagasse a dívida. O colega então pediu misericórdia ao outro, pedindo-lhe que lhe perdoasse a dívida. Mas o homem não o perdoou e agiu com justiça. Então, Jesus disse a Pedro: “É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração o seu irmão” (Mateus 18,35).

É esse o passo de fé que precisamos dar. Existem dois caminhos: o da justiça e o da misericórdia. Mas você não pode ir pelos dois caminhos, não dá para fazer as duas coisas. Se estamos no caminho da justiça, e assim tratamos os outros, não os perdoando, Deus vai usar conosco também da mesma justiça e não da misericórdia. E ai de nós se o Senhor usar de justiça conosco e não de misericórdia!

Meus irmãos, hoje é o dia de darmos o passo do perdão. No entanto, nos assustamos porque isso é difícil. A nossa grande dificuldade é pensar que ao perdoar estamos dando razão ao outro ou que ele não tem mais nenhuma dívida conosco.

Já agora, vá abrindo o seu coração e se dispondo a perdoar. Muitas vezes, enroscamo-nos em coisas pequenas e não perdoamos. E o perdão não dado, causa-nos o ressentimento. Por isso, perdoar é o melhor para nós, é questão de inteligência. Perdoa, meu filho! É preciso dar esse passo; você vai ver como aquilo que estava fazendo você infeliz vai desaparecer e você fará o seu caminho. Muito mais do que falar a respeito de perdão, é preciso pedir ao Senhor e dispor o coração para que, na força de Deus, nós consigamos perdoar. Faça isso concretamente.

“Senhor, dê-me a força de perdoar, diante disso eu perdoo”. Diga o nome da pessoa e a situação que feriu você. Durante o dia, você vai se lembrar de outras coisas, porque o Espírito Santo vai agir. A graça de Deus já está operando em você. “Então, Senhor, traga à tona aqueles a quem eu preciso perdoar, porque, pela Sua graça, estou disposto a perdoá-los”. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.