Derrotados nunca mais!

São Lucas (cf. Lc 24,13-21) menciona o nome de somente um discípulo. Por que não citou o nome do outro? Ele deveria saber o nome do outro discípulo de Emaús, mas, propositadamente, o Espírito Santo o inspirou para que esse nome não aparecesse, porque, na verdade, no lugar desse discípulo estamos você e eu. Jesus se aproxima dos discípulos porque percebe a derrota que havia dentro do coração de cada um deles. Mas estes não O reconhecem, pois quando estamos derrotados, não reconhecemos nem mesmo os mais íntimos. Logo pela manhã daquele mesmo dia, o Senhor já havia se manifestado a Maria Madalena. Ela tinha motivos para estar derrotada já que tinha investido toda a sua vida em Jesus. Ela deixou a vida que tinha por causa d’Ele, tornou-se discípula e O acompanhou até o alto da cruz e na sepultura.

Depois que o Messias foi sepultado, Maria Madalena poderia também pensar como os dois discípulos de Emaús, porém, chamou as outras companheiras e juntas foram ao sepulcro logo cedo. Por essa razão, Cristo apareceu a ela em primeiro lugar, ela que era pecadora, mas que tinha investido toda a sua vida n’Ele. Ela estava cheia de fé e amor, embora soubesse que o Mestre havia morrido e estava sepultado, e foi passar os últimos unguentos no corpo d’Ele.

Jesus aparece mais tarde para outros dois derrotados, sendo que um se chamava Cléofas e o outro (diga seu nome). Da mesma forma que o Messias apareceu naquele tempo para Cléofas e para Maria Madalena, hoje, Ele se manifesta e se mostra ao outro discípulo, que é você, e que talvez também esteja se sentindo derrotado. Talvez você seja uma pessoa que sofra há muito tempo, carregando um casamento infeliz, de infidelidade ou até mesmo o abandono do lar por parte de seu cônjuge. Talvez sua derrota seja pela situação de pessoas da sua família ou quem sabe seja a situação econômica ou um desemprego. Pode ser que você tenha tido uma decepção com a Igreja ou com o grupo do qual participava…

Seja o que for, Jesus está disposto a levantar todos os derrotados como levantou aqueles dois discípulos de Emaús! Tome posse dessa graça! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

“Eu sou a ressurreição e a vida: aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverᔠ(João 11, 25).

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.