É tempo de amar com gestos concretos

Leiam Mateus 25: 31-46. Na bíblia da Ave Maria, essa parábola está com o título: “O juízo final”. O título e a própria parábola nos dizem que o Senhor vai nos julgar no último dia pela caridade, ou seja, pelo amor concreto que dispensamos aos demais.

O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola? Fim dos tempos é ocasião para se viver o amor de forma plena, amar os irmãos com gestos concretos. Os servos inúteis foram castigados e mandados para o inferno, onde haverá choro e ranger de dentes (cf. Mt 25:30), não só porque fizeram o mal. Jesus não disse: “Vocês foram adúlteros, ladrões, mentirosos, hipócritas”. Eles apenas não fizeram o que deveriam ter feito: “Cada vez que não o fizestes a um destes mais pequenos, a Mim também não o fizestes” (Mt 25: 45b).

Vejam, irmãos, a condenação não será apenas por causa do mal que você tiver feito, mas, sobretudo, pelo bem que deixou de fazer. Ou seja, seremos julgados também pelo amor que deveríamos ter tido e manifestado aos nossos irmãos, especialmente os pequeninos –, que não têm o que comer, o que vestir, que estão doentes, sem trabalho, injustiçados, perseguidos, – e não o fizemos. Porque Deus é amor e o Reino de Deus é de amor. Esses são os pequeninos do Senhor, aqueles aos quais Ele ama de forma especial. Portanto, aquele que não amá-Lo concretamente, agora, nas pessoas que vê e com as quais convive, não vai conseguir viver o Reino de Deus depois, na vida plena, no céu. E tudo o que você faz ou deixa de fazer para eles [pequeninos], Cristo considera como feito para Ele.

Muitos de nós temos recebido a graça de uma renovação espiritual, mas não podemos viver nos “escondendo” atrás desta ou daquela espiritualidade, sem fazer nada pelos pobres e oprimidos. É claro que devemos orar por eles, mas também é preciso cuidar deles concretamente.

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.