Entreguemos nossas preocupações ao Senhor

“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim” ( João, 14:1a).

Essa passagem é uma ordem para nós. Há pessoas que até se perguntam: “Como Deus me pede para que o meu coração não se perturbe?” Ele pode nos pedir isso, pois conhece bem nossos corações perturbados e doentes. Deus não quer que tenhamos um coração doente, por isso nos faz esse pedido.

Infelizmente, é tendência do nosso coração se deixar perturbar. Quero meditar com vocês uma passagem: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios” (Romanos 8: 28). Para fundamentar o que estamos meditando, vamos ver o que nos ensina a Palavra de Deus no livro de Eclesiástico, capítulo 30, versículos de 22 a 23: “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida”.

A alegria da alma, – a alegria do coração – é a vida do ser humano! Todos nós queremos viver bastante. E que bom que o queremos. Infelizmente, nós, brasileiros, somos muito emotivos, e nos deixamos envolver demais pelas emoções, de forma que as preocupações também tomam conta de nós, e, muitas vezes, de forma exagerada. Preocupar-se é “pré ocupar-se de algo”, ou seja, sofrer antes do tempo. Deus não quer nosso coração doente. Ele quer vê-lo saudável, bom. É preciso concentrar as nossas forças para a hora em que precisarmos utilizá-las, como a cobra que se concentra e na hora certa dá o bote. É claro que você não quer ser uma serpente, mas você precisa agir como ela, usando as suas forças e a inteligência na hora certa e na situação que realmente o mereça.

Quando a Palavra diz: “Não entregue sua alma à tristeza”, o Senhor está lhe dizendo: “Não entregue sua alma ao ressentimento, não fique remoendo o passado ou se ‘pré-ocupando’ do futuro”. Uma coisa é sentir, outra é ressentir. A pessoa magoada é uma pessoa triste e facilmente o ressentimento gera nela o rancor, exatamente por ficar remoendo tudo o que viveu.

O ressentimento e a mágoa já mataram muitos e vão continuar matando a muitos mais se continuarmos pessoas ressentidas. O grande remédio para esses males é o perdão. Deus dá a graça para perdoarmos, mas tudo começa a partir de nós. Precisamos querer, pois o Senhor nos fez livres.

Não é para ficarmos preocupados, desesperados com tudo; ao invés disso, a Bíblia nos ensina a apresentar a Deus as nossas preocupações em oração, ação de graças e adoração. Assim nos libertamos e a graça vem.

Hoje, o Senhor nos dá esta receita maravilhosa. Em todas as situações, aconteça o que acontecer, apresente a Ele todas as suas preocupações. Você não vai mais ficar se atormentando, ao contrário, será envolvido pela paz de Deus.

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.