Maria, exemplo de verdadeira pobreza

“Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38). Este termo “servo” era usado para denominar aquele que era escravo, ou seja, que não gozava de liberdade. É assim que Maria se apresenta diante de Deus para dar o seu SIM.

Sei que é ousadia, mas, hoje, Deus nos identifica com Maria. O que Maria foi para o mundo, Deus quer que sejamos agora para o nosso povo: trazer-lhes o Espírito Santo. Maria concebeu pelo poder do Espírito Santo e estava repleta d’Ele, porque era humilde. A principal característica do humilde é ser esvaziado de si mesmo.

Temos que nos esvaziar totalmente, sem medo, de tudo o que somos e temos, para que vazios nos enchamos do Espírito Santo.
Se pegarmos um copo com água até a metade e o completarmos com óleo, ele não ficará cheio de óleo porque a água e o óleo não se misturam: a água fica por baixo e o óleo por cima. O único jeito de o copo ficar cheio de óleo é esvaziá-lo da água e enchê-lo somente de óleo. Foi o que aconteceu com Maria. Ela se esvaziou de si mesma, por isso, Deus pôde enchê-la do Espírito Santo.

O Senhor quer fazer o mesmo conosco, povo consagrado a Ele. Deus quer usar de mim e de você, de todos, como usou de Maria. É preciso que você se esvazie, desça ao máximo que puder. Se necessário for, deite-se no chão, se humilhe. Convém que Cristo cresça e que você diminua mais e mais. É João Batista que nos ensina isto: “É preciso que ele cresça e eu diminua”. (Jo 3, 30)

Se realmente nos diminuirmos, se formos humildes e pobres como Maria, vamos conceber por obra do Espírito Santo e dar a este Brasil o Salvador, Jesus. Esse é o plano completo do Senhor: que humildes sejamos cheios do Espírito Santo. Esse é o único jeito de não sermos os operários maus. É preciso nos esvaziarmos de nós mesmos e pedirmos ao Senhor: “Senhor esvazia-me! Retira de mim toda auto-suficiência, “o confiar só em mim mesmo”, toda presunção, todo o sentimento de que “sou o maior”, o poderoso, “eu que realizo”, “eu que faço”, “sou o melhor”, “o mais eficiente”, “aquele que sempre dá um jeito para tudo e que se não eu estiver presente a coisa não caminha”. Retira tudo isso de mim, Senhor! Eu quero ser realmente humilde. Esvazia-me de mim mesmo!”

Pessoalmente, em grupo ou em comunidade, todos temos de aprender a humildade. Tirar de dentro de nós até as últimas gotas de auto-suficiência, para ficarmos cheios do Espírito Santo. E com isso nos tornarmos operários bons. Concebermos por obra do Espírito Santo e levarmos o Salvador Jesus e a sua salvação a todos. Esse é o plano total de Deus Pai: sermos cheios do Espírito Santo como Maria.

Seu irmão,

Pe. Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.