Maria, a Imaculada, quer salvar seus filhos do rio de lama, e a “corda” que Ela utiliza para isso é o terço. Em cada oração do terço, estamos proclamando aquela que é a cheia de graça, com quem o Senhor esteve desde o começo; aquela que nos trouxe o Salvador Jesus em sua primeira vinda e também nos vai trazê-Lo na segunda. E o inimigo de Deus não gosta disso, pois a cada ave-maria que rezamos é uma condenação a ele; a cada oração dizemos que a serpente vai ser esmagada pelo calcanhar de Maria.
Não se chega a Deus, senão por Jesus Cristo, e não se chega a Jesus Cristo senão por meio de Maria (Santo Afonso de Ligório).
Os problemas que temos são como aqueles aparelhos utilizados nas academias. Os aparelhos que estão lá representam os problemas que devemos enfrentar. Talvez você diga: “Monsenhor Jonas, eu estou cheio de problemas”. Que bom, meu filho, você tem uma grande “academia” dentro de casa. Isso é sinal de que você está vivo! Saber enfrentar os problemas é verdadeiramente o segredo para felicidade. Peça a Virgem Maria: “Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração”. Mãe nenhuma retira os empecilhos da frente de seus filhos, pois é com eles que o filho aprende a vencer as dificuldades.
Nossa Senhora está aí para nos guardar do desespero e nos ensinar a enfrentar os problemas. Ela não está em nossas vidas para tirá-los, mas para nos ensinar a encontrar a solução para resolvê-los, apontando-nos o caminho, a verdade e a vida que é Jesus. Com Maria vamos encontrar a solução para os nossos problemas. Ela nos ensinará a solucioná-los por meio de seu Filho Jesus. Ela quer que nossos corações estejam firmes até o fim.
Hoje, Nossa Senhora nos diz que Ela nos concederá a sabedoria que vem do alto, pois Ela é a nossa intercessora. Não se atemorizem nem se precipitem. Há um tempo para cada coisa. Deixem-na conduzi-los. Tudo o mais que vocês necessitam, coisa por coisa, a seu tempo Ela providenciará.
Ela nos diz: Eu, sua intercessora, serei o canal para que a sabedoria do alto chegue até vocês e invada toda essa obra. Rezem o terço; não deixem de rezar. Falem de mim. Busquem-me, solicitem-me. Essa é minha missão, por isso o Senhor me colocou à frente desta obra.
Vamos contar com a intercessão de Nossa Senhora em todas as situações que vivemos.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib