Não é pela espada que o Senhor nos concede a vitória!

Os filisteus haviam escolhido Golias para lutar por eles, pois era um homem extremamente forte, hábil na luta e gigantesco. Os judeus “tremeram na base”, Golias debochava deles dizendo: “Quando é que o Deus de vocês vai arrumar um homem que vença a nós, filisteus? Nós venceremos vocês e o seu Deus; levaremos todos como escravos” (I Samuel, 17, 8-9).

Davi escutou aquele insulto ao seu Deus e não aguentou. Foi diante do rei Saul e disse: “Eu vou combater o ‘gigante’ Golias” (I Samuel 17, 37).

O rei ficou até com pena, pois Davi era apenas um menino. Era algo aparentemente impossível! Por outro lado, viu tanta determinação naquele jovem que não conseguiu impedi-lo. Deu-lhe, então, todas as suas armas de guerra: sua couraça, seu cinturão, sua espada… O jovem destemido tentou se vestir, mas viu que até a espada do rei era maior do que ele. Por isso, devolveu tudo e encaminhou-se corajosamente para o gigante Golias dizendo:

“Tu vens contra mim armado de espada, lança e dardo; eu, porém, venho a ti armado com o nome do Senhor de todo poder, o Deus das fileiras de Israel, que desafiaste. Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, eu te ferirei e te deceparei a cabeça. Hoje mesmo, eu darei os cadávares do exército filisteu às aves do céu e aos animais da terra. E toda a terra saberá que há um Deus para Israel. E toda esta assembleia saberá: não é pela espada, nem pela lança que o Senhor concede a vitória, mas a guerra pertence ao Senhor, e Ele vos entregará em nossas mãos” (I Samuel 17, 45-47).

Dito isso, Davi vai ao rio e pega cinco pedrinhas. Depois tomou uma das cinco, colocou na sua funda, girou sobre a cabeça e arremessou. Foi certeiro! Aquela única pedra pegou no centro da testa do gigante, que caiu de rosto em terra.

Davi deu a vitória ao povo de Deus! Concluímos: todos nós, homens e mulheres, não passamos de meninos como esse valente homem de Deus [Davi]. Temos também um inimigo poderoso: este mundo que está ao nosso derredor, o qual, talvez, você tenha o costume de chamar de “mundão”. Este mundo que usa dos meios de comunicação: televisão, jornais, revistas, músicas, cantores e muitas outras coisas para destruir e escravizar o povo de Deus.

Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, a vitoriosa das batalhas de Deus, hoje, está dando a você essas cinco pedrinhas. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.